Dúvidas Samba

E ai galera... boa tarde.

Sou novato no na comunidade Linux, este que por sinal venho admirando faz tempo mas nunca tinha a oportunidade de dedicar um tempo. Agora graças a deus estou mais na boa quero dedicar bastante tempo desde que acho um poderoso sistema operacional.

Então sendo um novato estou com várias dúvidas, mas sei com o passar do tempo e a ajudar os colegas conseguirem sanalas...

Não sei se entendi direito vários exemplos, mas não estou conseguindo configurando um servidor SAMBA para que maquinas Ruindows acessem, abaixo procedimentos feitos: Cadastrei os usúarios de cada instação no linux e este criou os repectivos diretórios dentro do /home;
Editei o arquivo smb.conf conforme ex. tirados da internet;
Parei o serviço e subi novemente.

As estações estão pedindo usúario e senha eu informo e continua sempre pedido, como se tivesse errado o usúario ou senha.

Qual a forma que gostaria de configurar o ambient:
1 - quando o usúario fosse acessar seu /home o linux verificasse o usúario/senha e já disponibilizasse a pasta do mesmo.
2 - um diretório publico (arquivos que todos podem ter acesso)
3 - mapear tanto o /home como tb o diretório publico.

Ufá acabei...Desculpa e obrigado a todos que poderem me ajudar.

Maximiliano Dornelles
M & J Soluções em Tecnologia Ltda