Re: Como funciona o CBQ

http://www.debian-rs.org/sites/www.debian-rs.org/netiqueta.html#s-crosspost

3.7 Não faça Cross-Posting

O Cross-Posting é o nome dado a postagem da mesma mensagem para mais de uma
lista de discussão. É uma prática completamente depreciada e usualmente é
realizada por pessoas preguiçosas que não se preocupam em saber se aquela
lista é a adequada para sua mensagem. Dificilmente uma mensagem mereça ser

postada em várias listas. Escolha cuidadosamente a lista para a qual sua
mensagem deva ser postada e poste somente lá.

David Fante wrote:

> Olá amigos,
>
> Eu compartilho internet com 4 PCs usando o CBQ para controlar a banda,
sei que o CBQ é apenas um script que manipula comandos complexos no
kernel (iptables suponho)

não é iptables, mas tbm não sei dizer exatamente o que é.

>, pelo que eu vi aqui, para o CBQ diminuir a
> banda ele simplesmente IGNORA alguns pacotes,

o termo correto aqui é DROP, que em portugues seria algo como jogar fora;
ele aceita o pacote, lê, roda as regras e se for o caso joga fora. Ele não
ignorado de cara, veja que existe uma diferença.

> forçando o cliente
> reenviar e ai ele terá uma perca de banda, se isso que eu falei está
correto, se eu tiver um link de 256 e dividir em 4 de 128, os 4 usuários

> irão ter os 128 com QUALIDADE, ou seja RECEBERÃO 128 mesmo, pois
enquanto o CBQ NEGA uma maquina ele aceita outra.

é... não entendi bem: 256 / 4 = 64
e não 128 como voce diz.
Em teoria, tá quase certo o que vc disse, tirando esse detalhe do valor
acima. Na prática...

Se vc fizer umas continhas, verá que no pior caso uma rede de 256 kbit/s
manda 20 pacotes por segundo. Em termos de filas de espera, latências, etc

isso é pouquissimo e os algoritmos fatalmente não funcionarão tão bem qto
poderiam.

> Alguém ai sabe se é assim mesmo que funciona? Sabe me dizer se o CBQ
gerencia os pedidos de forma a aceitar um enquanto nega outro,
> otimizando assim a BANDA existente, dando a ilusao de ter mais di que
realmente tem?

Olha, ele não faz mágica, se a banda é de 256, ela é de no máximo 256. O que
vc pode fazer é configurar pra dividir, no pior caso (qto todos ps 4 estão

no máximo), 64 pra cada um. E na medida que há folga e banda sobrando,
alguém vai ter mais sorte e pegar 'fatias extras'.

Um comentário final: o CBQ é bem utilizado apenas no UPLOAD e não no
DOWNLOAD. o conceito é: vc controla a vazão de água pela torneira ou pelo
buraco do ralo? Pela torneira é o melhor (quem manda o pacote)

> E uma ultima pergunta: COMO POSSO CONTROLAR A BANDA POR ENDEREÇO FISICO
DO DISPOSITIVO DE REDE (MAC) E NÃO POR IP COMO É USADO GERALMENTE? (isso

> porque as vezes o usuario quer sacanear e muda o ip)

Isso eu acho que é possivel. alias, acho mais facil vc liberar apenas alguns
IPs e bloquear o restante... se ele quer sacanear, será sacaneado...
hehehehe. Ou melhor, deixe ele com 1 pacote por minuto HEHEHEHEHE

recomendo a leitura de: http://lartc.org/

--
Marcos