Como funciona o CBQ

Olá amigos,

Eu compartilho internet com 4 PCs usando o CBQ para controlar a banda, sei que o CBQ é apenas um script que manipula comandos complexos no kernel (iptables suponho), pelo que eu vi aqui, para o CBQ diminuir a banda ele simplesmente IGNORA alguns pacotes, forçando o cliente reenviar e ai ele terá uma perca de banda, se isso que eu falei está correto, se eu tiver um link de 256 e dividir em 4 de 128, os 4 usuários irão ter os 128 com QUALIDADE, ou seja RECEBERÃO 128 mesmo, pois enquanto o CBQ NEGA uma maquina ele aceita outra.

Alguém ai sabe se é assim mesmo que funciona? Sabe me dizer se o CBQ gerencia os pedidos de forma a aceitar um enquanto nega outro, otimizando assim a BANDA existente, dando a ilusao de ter mais di que realmente tem?

E uma ultima pergunta: COMO POSSO CONTROLAR A BANDA POR ENDEREÇO FISICO DO DISPOSITIVO DE REDE (MAC) E NÃO POR IP COMO É USADO GERALMENTE? (isso porque as vezes o usuario quer sacanear e muda o ip)

Não sei se minhas perguntas ficaram claras... :(

Espero respostas.... VALEW pessoal!

David Fante