Re: Gravar cds

Eu costumo gravar CDs multi sessão e eles sempre funcionaram então vou tentar
ajudar...

On 8/12/05, Marcus Vinicius wrote:
> Estou com problemas para gravar cds.
> Estou tentando fazer uma gravação multi-sessão, porem
> não funciona de forma alguma. Vejam o que estou
> fazendo passo-a-passo:
>
> Cria a primeira imagem iso normalmente:
> mkisofs -J -L -l -r -T -V VOLUME1 -o arquivo1.iso
> /diretorio

Eu não usaria as opções -L e -l. Na verdade eu também não uso a -T
pois a -J já resolve os problemas de nomes. Talvez o fato de algumas
dessas opções não serem usadas na sessão seguinte esteja dando
problema. Experimente mudar as opções passadas.

Eu uso -J e -r (com -v e -V, mas essas não devem fazer diferença) o
fato é que eu uso as mesmas opções em todas as seções.

> Grava a imagem no cdrw:
> cdrecord dev=ATAPI:0,0,0 -v speed=8 -multi -data
> arquivo1.iso

sugiro usar -tao

> Verifica o proximo endereço/numero disponivel:
> cdrecord -msinfo dev=ATAPI:0,0,0
> 0,11737
>
> Com baso nisso gera a segunda imagem (desconfio que
> aqui que esta o problema)
> mkisofs -o arquivo2.iso -JrT -C 0,11737 -M /dev/cdrom
> /diretorio2

Pois é, tirando o fato de que as opções estão diferentes a primeira
sessão, está certíssimo.

> Então grava a imagem no cdrw:
> cdrecord dev=ATAPI:0,0,0 -v speed=8 -multi -data
> arquivo2.iso
>
> Porem depois disso tudo somente a primeira imagem é
> gravada. Estou achando estranho e ainda não encontrei
> resposta para ele não gravar a segunda imagem.

Como assim "somente a primeira imagem é gravada"? O cdrecord dá erro?
Ou diz que gravou e quando você monta aparece somente a primeira
sessão? Tentou usar -session para montar a segunda sessão de maneira
explícita? Talvez na segunda gravação, você esteja atingindo um risco
no CD...

> Fiz um teste montando as duas imagens e só a primeira
> é montada:
> mount -t iso9660 arquivo1.iso /mnt -o loop
>
> Vejam o erro na segunda:
> mount -t iso9660 arquivo2.iso /mnt -o loop
> mount: Não é um diretório

Não era para conseguir montar a segunda imagem mesmo. Ela deve ter
ponteiros para dados da primeira sessão e portanto o arquivo ISO não
tem toda a informação necessária para a montagem.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/