Re: off: o que acontece com alguns membros da lista?

Fabio Guerrazzi wrote:
<quote quem="Leandro Ferreira">

No dia 10/08/2005 às 10:41,
f.e.mendes@click21.com.br escreveu:

Senhores,

Sei que esses assunto de off ja se tornaram corriqueiros mas vendo a
resposta que o Sr. Marcio de Araujo Benedito deu a a respeito do
QTParted... francamente, estou me retirando da lista.

Quanta falta de edução. Se não há o que acrescentar não escreva!

Já paticipei de varias listas e a situação parece complicada.
Realmente moderação será muito bem vinda.

Uma abraço a todos que querem o SL cada vez melhor e são educados a
ponto de orientarem os iniciantes.

Ei amigo, não faça isso!

Se vc não concorda com as respostas de um membro da lista não precisa
sair por causa disso. O china (Márcio Benedito) não é "a lista", é
apenas um membro. Se vc ficou zangado com ele não precisa sair da lista
por isso.

Vc pode criar um filtro no seu programa de email para mandar todas as
mensagens do china para /dev/null, ou seja, para apagá-las sem ler.

Assim, o seu problema está resolvido. Ou se preferir, mande um email em
privado a ele dizendo o que vc pensa desse tipo de intervenção, ou mesmo
mandando-o à $#@!~%"&, se preferir :-)

A lista é pública. Vc tem tanto direito a estar aqui como qq outro de
nós. Ninguém é "dono" dessa lista. E isso que é o grande barato do
d-u-p. Há regras mínimas de netiqueta e de educação,
que de vez em quando alguns esquecem, mas não há chefes ou moderadores.

Vc que sabe, mas se eu fosse vc não sairia só porque não gostei da
resposta de alguém. Como se diz aqui no sul, "não tá morto quem peleia".

Um abraço

Leandro

> Frequento listas linux há anos, e para mim o nível aqui anda bom. É
> recorrente alguém sair do tom e descarregar sua ira na lista. Como não
> temos moderador, caberá a um de nós pedir calma. O aprendizado é grande, e
> não será um atrito motivo para sair da lista.
> Outra consideração:
> - Considero obrigatório fazer algum estudo ANTES de formular uma pergunta
> para a lista.
>
> Fabio.

Fábio, falou pouco e disse tudo.

Tudo bem, o Márcio tem uma política de responder estritamente o que está sendo perguntado - minha visão da cabeça dele: "pq ficar gastando tempo escrevendo se não sei se a pessoa vai realmente precisar disso". Em particular, nessa msg, ele poderia ter sido um pouco mais específico, mas nada que o google já não tivesse indexado. Parece q não podemos mais falar RTFM ou STFW, ai fica difícil...

Completando um pouco, parece que não é apenas a nossa lista que sofre desses problemas; vejam a comunidade python, tbm tem o texto do Eric Raymmond:

RTFM e STFW: Como Saber que Você "se Ferrou"
http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/ComoFazerPerguntasInteligentes#head-79c4938316c7d3268874b1b1326216db7811f904

Alias, essa parte é fantástica :-) nunca tinha me dado conta:

"Geralmente, a pessoa que envia um destas respostas tem o manual ou a página com a informação que você precisa aberta, e está olhando para ela enquanto escreve. Estas respostas significam que (a) a informação a ler é fácil de encontrar, e (b) você vai aprender mais se procurar por conta própria do que se você ganhar a mesma de mão beijada.

Você não deve se sentir ofendido por estas respostas - pelos padrões dos hackers, ele está te mostrando um pouco de respeito simplesmente por não ter te ignorado. Você deveria, ao invés, ficar agradecido pela sua bondade de vovózinha. "

--
Marcos