Re: Duvidas em relacao ao Debian

On Sunday 07 August 2005 13:50, Celso Henrique wrote:
> Caros, estou com certas dificuldades em relacao ao Debian.

Olá Celso, muito boa noite, como vai, tudo bem neste final
de semana?

> 1. O que tenho que fazer pra atualizar o Debian, em relacao ao
> Kernell do Linux e tambem em relacao ao Gnome (a versao atual eh a
> 2.6). Qual a sequencia correta pra fazer isso.

Sobre a atualização do kernel linux, você tem 2 opções Celso:

1ª) Efetuar o download do código fonte do kernel linux no website
 www.kernel.org
e logo após, compilá-lo.

2ª) Deixar o próprio Debian gerenciar os pacotes DEB. Instalar um
kernel linux é muito simples e rápido através do comando apt-get,
aptitude ou o synpatic. Por exemplo, para instalar o kernel linux
versão 2.6.11 para computadores com processadores Pentium Pro,
Celeron, II, III e 4:
# apt-get install kernel-image-2.6.11-1-686

> 2. Dah pra instalar outro ambiente grafico (KDE), junto com o gnome
> no Debian.

Sim, também é possível Celso. Aqui no Debian GNU/Linux versão
etch/testing/teste, eu tenho instalado o KDE 3.4.1, Gnome 2.8, BlackBox,
IceWM, WindowMaker, Fluxbox e XFce.

Por exemplo, caso você queira instalar o WindowMaker:
# apt-get install wmaker wmaker-data

Para instalar o BlackBox:
# apt-get install blackbox

Para instalar o IceWM:
# apt-get install icewm

Para instalar o Fluxbox
# apt-get install fluxbox

Para instalar o XFce
apt-get install xfce4

> 3 .  Que programa devo usar no Linux, que faz a mesma coisa
> que o nero no (ruimwindows), Ja ouvi falar do K3B, existem outros.
> Como instalar corretamente.

Eu utilizo o K3B para gravar CD's. O Tiago Bortoletto que é membro
da distribuição  Debian BR-CDD, sugeriu em seu website:
 http://hackers.gnosislivre.org/~tiago/blog/

a escolha entre os softwares livres Gnomebaker ou Graveman. Eu instalei
o Gnomebaker e gostei muito. Vale a pena você testar estes 3 softwares
livres para gravaçao de CD's/DVD's.

> 4. Onde achar literatura em portugues, pra ver se eu aprendo de vez a
> usar o linux.

Celso, incialmente, eu lhe recomendo ler sobre a história do Debian
GNU/Linux:
http://www.debian.org/doc/manuals/project-history/ch-intro.pt.html

Assim você saberá porque existem tantas pessoas que gostam e
utilizam o Debian GNU/Linux.

Logo após, eu leria o manual de instalação do Debian GNU/Linux
Sarge/Stable em:
http://www.debian.org/releases/stable/installmanual

Suas notas de lançamento:
http://www.debian.org/releases/stable/i386/release-notes/index.pt-br.html

Logo após, eu visitaria o site do Debian BR:
http://www.debianbrasil.org

Para conhecer o projeto. Existem excelentes artigos disponíveis no site
como o guia do apt, do grubgrupo e outros. Procure ler incialmente o
Guia Foca Linux. Quando eu utilizava distribuições baseadas em pacotes
RPM, pude  me basear neste excelente guia.

Para se manter informado sobre as novidades do Debian, além de assinar
a lista de discussão debian user portuguese, se possível, assinar a
newsletter Debian Weekly News. Semanalmente ela é disponibilizada
e depois de alguns dias é traduzida para o nosso idioma:
http://lists.debian.org/debian-news-portuguese/

Anote no seu bookmarks o website do Debian Zine, que é um zine
brasileiro sobre o Debian:
http://www.debianbrasil.org/zine

e efetue o download dos zines já disponíveis. A qualidade está exce-
lente. Quem sabe você poderá contribuir futuramente! :)

Eu gosto de ler também os "Planet Debian" internacional e nacional.
Neles, os próprios desenvolvedores do Debian postam notícias
sobre a distribuição:
http://planet.debian.org
http://couve.no-ip.org/planeta/

Visito frequentemente os sites Debian Help
http://www.debianhelp.org

E debian Administration:
http://www.debian-administration.org

Ambos possuem muitas dicas bem bacanas sobre o Debian. Cada vez
que acesso estes sites, aprendo novas procedimentos. Eu os considero
excelentes para quem quer se aprofundar no sistema.

E por fim, caso você goste de configurar wallpapers do Debian em sua
área de trabalho, recomendo o site:
http://www.73lab.com/index.php?menu_item=10

Espero ter ajudado Celso. Qualquer coisa, pode entrar em contato
comigo em PVT que ajudarei no que for ao meu alcance.

Tenham todos da lista debian user portuguese uma excelente semana
com muita tranquilidade, saúde, trabalho e paz!!!

--
 Eder S. G. (Jordam) - E-Mail Pessoal: ederjordam@yahoo.com.br
 Analista de Sistemas em Softwares Livres - Juiz de Fora, MG, Brasil