Duvidas em relacao ao Debian

Caros, estou com certas dificuldades em relacao ao Debian.
1. O que tenho que fazer pra atualizar o Debian, em relacao ao Kernell
 do Linux e tambem em relacao ao Gnome (a versao atual eh a 2.6). Qual
a sequencia correta pra fazer isso.
2. Dah pra instalar outro ambiente grafico (KDE), junto com o gnome no Debian.
3.  Que programa devo usar no Linux, que faz a mesma coisa que o nero
no (ruimwindows), Ja ouvi falar do K3B, existem outros. Como instalar
corretamente.
4. Onde achar literatura em portugues, pra ver se eu aprendo de vez a
usar o linux.