Re: Intel C++ Compiler - Automatic Parallelization

Francisco Welington de Sousa Lima wrote:

Thadeu Penna

Marcos Vinicius Lazarini wrote:

On Mon, 1 Aug 2005, Maicon wrote:

Boas tardes,

	Alguém já utilizou o Intel C++ Compiler? Estou buscando uma
ferramenta para recompilar meus códigos e rodalos em um cluster
BeoWulf. Alguém sabe se esta ferramenta (Intel C++ Compiler) pode
fazer essa conversão dos meus códigos sem eu ter que refazer o meu
programa? Como faço isso? Ou alguém conhece alguma outra feramenta que
faça isso para mim?

Olha, eu nao conheco esse compilador nem nunca tive que fazer isso;
mas, se me lembro bem das aulas na faculdade, se vc achar um
compilador que faca isso que voce quer (paralelizar automaticamente),
avise o Bill Gates, Linus Torvalds, SUN, BSD, etc etc etc!
:-)

Sim. Existe não só um compilador, como uma linguagem: FORTRAN 90.
Você soma duas matrizes (A=B+C) em paralelo.  Eu uso o icc mas não acho
que faça o mesmo. Por outro lado, você deve procurar pelas bibliotecas
do MPI para paralelizar seu código.

Eu uso o FORTRAN90 em meus dois PCs que tenho em casa com o debian sarge,
que o Fernando Sato  me enviou e me ajudou a colocar para funcionar o que
tenho é ifort. Preciso muito  aprender a paralelizar meus programas
simples, gostaria de saber se alguém tem um manual ou se sabe onde tem
algun endereço onde eu possa pegar, ficarei muito grato.

Paralelizar os programas não é uma coisa muito trivial; as vezes nem é possivel utilizando o mesmo algotirmo - muitos algoritmos são reinventados com o paradigma de paralelização em mente. Mesmo no curso de computação, precisamos de bastante tempo pra digerir o conceito... Outro problema é que a linguagem deve oferecer uma série de ferramentas como semáfaros e canais de comunicação entre os processos, e os programadores *precisam* saber as suas implicações e como usá-las.

Com certeza, devem existir livros muito bons sobre o assunto, mas diria que um curso ajudaria e bastante...

--
Marcos