pacotes quebrados?

Estou com um problema no meu apt

Aconteceu quando instalei um aplicativo chamado trac, ele "removeu" o kde

Quando digito dpkg --get-selections kde aparece
kde                                               purge

Mas quando tento instalar qualquer aplicativo via apt ele dá a mesma
mensagem pra qualquer aplicativo, dizendo que o aplicativo depende de
uma série de bibliotecas que me parecem ser do próprio kde e diz que
não pode instalar

bom no rpm, acho que bastava eu digitar o comando rpm --rebuilddb

mas no debian, como devo proceder pra concertar isso? não consigo
instalar nenhum aplicativo, nem mesmo o rar utilizando o apt

Alguém pode me dar uma força?