Ajuda com especificação de rede debian

Boa tarde à todos!

Estou tentando "converter" o pessoal do laboratório onde estudo a migrar para o Debian, mas não tenho conhecimentos muito profundos sobre como montar uma rede (fisicamente), ou seja, não faço idéia do que sugerir e como avalizar a mudança.
Exemplo: Colocar um micro como servidor de internet ( e o que precisa de programas), um servidor de emails deve ser separado? Como aproveitar as máquinas ociosas (ltsp) e etc.
Qualquer ajuda será bem-vinda! Inclusive com sugestões de programas que podem ser utilizados!
Obrigada!
Patrícia
Checked by AVG Anti-Virus.