Re: apt X aptitude

On Tue, 2005-07-19 at 20:25 -0300, Maxwillian Miorim wrote:
> O apt é mais tradicional e nunca me deu problemas. O aptitude é uma
> ferramenta "nova" que promete muito, mas ao meu ponto de vista ainda
> tem muito a melhorar. A lista de depêndencias dele chega a ser
> absurda, certa vez fui dar um aptitude purge exim4 e ele pediu pra
> remover o X!!!

Esse "problema" que acontece no aptitude, quando você não fez a
instalação dos pacotes por ele. Ele faz um histórico das dependências e
as agrupa para cada pacote, as vezes quando se mistura apt com aptitude
acontece isso. Eu uso aptitude 100% do tempo e não tenho problemas.

Por exemplo, você vai instalar o pacote X, e ele precisa do Y e do Z,
ambos vão instalar X, Y e Z, porém, quando você remover o X pelo apt,
ele vai apenas remover o X, deixando o Y e o Z orfãos, sem que ninguem
precise deles, já que eles foram instalados só por causa de X. Com o
aptitude, se você pedir para remover o X, ele já selecionará para
remoção o Y e Z, pois você não vai mais precisar deles também.

O aptitude também gera logs muito uteis sobre a instalação dos pacotes.

Para sanar todas as dúvidas sobre como o aptitude É mais vantajoso que o
apt, vamos os fatos (tm) :-)