Problemas de som com o Debian Sarge

    Olá pessoal,

  Estou tendo um problema meio chato que já estou ficando sem paciencia...
seguinte, tenho instalado em meu pc o Debian Sarge com o Gnome 2.8.3, eu
consigo ouvir som nele que é uma maravilha mas para usar o skype ele não
funciona, não funciona tb na hora deu usar o gravador de som. Alguem sabe me
dizer oq devo fazer para resolver esse problema ?!

  Detalhe, eu já testei o microfone, eu falando sai som em minhas caixas de
som... não uso o meu gnome como sendo root, nas já dei permições para todos no
discpisitivo de som do meu pc (/dev/dsp) e nada...

  Alguem poderia me dar alguma dica pra resolver esse meu problema ?!

[]'s Rafael Balbino