Re: Duvídas sobre o AMD64 no Debian

rodrigo wrote:
Pessoal, como está o suporte do Debian para o AMD64?

Estou em dúvidas se eu compro um Pentium 4 HT ou um Athlon 64.. Então eu
tenho algumas dúvidas que após sanadas certamente influenciarão na minha
decisão.

1) Quanto ao número de pacotes disponíveis: tem todos os pacotes
disponíveis para o IA-32 ou tem coisa que não roda no AMD64?

96%. Que eu lembre não tem o Openoffice e retiraram a seção non-free.
Você pode rodar o Openoffice 32 bits chrooted. Não tentei..

2) Quanto a drivers proprietários, como o da Nvidia ou da ATI. Funcionam
ou precisa de versão específica pro AMD64 ?

A Nvidia eu sei que tem para amd64.

E o resto do suporte a
hardware como scanners, impressoras, influencia alguma coisa?

Não.

3) E quanto a emuladores como o Vmware e o Qemu. Funcionam no AMD64? E
emuladores de atari/nes/snes/genesis/msx ?

Não posso afirmar sobre o vmware mas não tem o qemu no debian-pure64.
Não vejo porque os outros emuladores de console não rodariam. Boa parte deles já foram portados para outras arquiteturas além do Intel/AMD.

4) Eu costumo usar o dvdrip/transcode para rippar DVDs e criar DivX. Pra
falar a verdade, é para isso que eu quero trocar de máquina. Será que um
AMD64 é mais rápido que um Pentium 4 HT com 1 mb de cache (prescott)
para esta tarefa?

Não sei tb.

5) Não sei se estou falando besteira, mas a arquitetura primária do
Linux e/ou Debian é o IA-32 certo? Isso quer dizer que tudo é feito
primeiramente para o IA-32 e só após resolvem portar o software e/ou
pacotes para outras arquiteturas não é?

Até o sarge, não tinha arquitetura primária...

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386