Duvídas sobre o AMD64 no Debian

Pessoal, como está o suporte do Debian para o AMD64?

Estou em dúvidas se eu compro um Pentium 4 HT ou um Athlon 64.. Então eu
tenho algumas dúvidas que após sanadas certamente influenciarão na minha
decisão.

1) Quanto ao número de pacotes disponíveis: tem todos os pacotes
disponíveis para o IA-32 ou tem coisa que não roda no AMD64?

2) Quanto a drivers proprietários, como o da Nvidia ou da ATI. Funcionam
ou precisa de versão específica pro AMD64 ? E o resto do suporte a
hardware como scanners, impressoras, influencia alguma coisa?

3) E quanto a emuladores como o Vmware e o Qemu. Funcionam no AMD64? E
emuladores de atari/nes/snes/genesis/msx ?

4) Eu costumo usar o dvdrip/transcode para rippar DVDs e criar DivX. Pra
falar a verdade, é para isso que eu quero trocar de máquina. Será que um
AMD64 é mais rápido que um Pentium 4 HT com 1 mb de cache (prescott)
para esta tarefa?

5) Não sei se estou falando besteira, mas a arquitetura primária do
Linux e/ou Debian é o IA-32 certo? Isso quer dizer que tudo é feito
primeiramente para o IA-32 e só após resolvem portar o software e/ou
pacotes para outras arquiteturas não é?

Abraços
Rodrigo