Re: UTF-8

Gustavo Noronha Silva wrote:

> Certo. E de preferência usar pt_BR.UTF-8 como o padrão do sistema. É o
> que eu faço aqui.

Mas e mesmo necessário instalar os dois? não basta só o pt_BR.UTF-8?
antes só tinha pt_BR.ISO8859-1...

> Você pode ter problemas com caracteres estranhos se, por exemplo, os
> emails vierem sem cabeçalho dizendo qual é a codificação que ele usa. O
> seu email veio assim:

> Por isso o meu evolution sabe que precisa converter seu texto pra UTF-8
> antes de passá-lo pra o pango renderizar. (O Pango só usa UTF-8
> internamente, indepentemente do encoding usado por padrão no sistema).

Ah sim... entendi. Talvez seja por isso que quando eu tinha o UTF-8 e
recebia e-mail do meu provedor, UOL, ele vinha com esses caracteres e
eu não entendia porquê.

> Não. Você usa [latin1]{inputenc}, provavelmente.

Uso sim.

> Vai ter de instalar o latex-ucs e usar [utf8]{inputenc} depois de
> \usepackage{ucs}, se quiser codificar seus .tex em UTF-8 com o
> Emacs.

Usar [utf8]{inputenc} eu concordo, mas pelo que eu entendi, eu não
preciso do LaTeX package ucs, a não ser que queira usar um teclado com
layout japonês ou uma extensão (overlay) com caracteres adicionais, o
que me parece muito improvável. Conseqüentemente não preciso do pacote
latex-ucs, tampouco. Eu não entendo por que eu precisaria desses
pacotes.

> O Emacs procura detectar o encoding do arquivo, mas arquivos novos
> ele salvará com UTF-8 se seu encoding default for UTF-8, então você
> está razoavelmente seguro quanto aos seus arquivos antigos serem
> mantidos em iso8859-1.

Ótimo.

> Espero que ajude =).

Ajudou e muito, Gustavo. Aos poucos, vou me aprofundando no
assunto. Obrigado novamente.

Luiz Fernando