Re: UTF-8

Em Dom, 2005-06-05 às 02:01 -0300, Luiz Fernando C Camargo escreveu:
> Eu uso Kmail, acho que ele entende UTF-8 sim. Eu andei pesquisando na
> Internet, agora estou um pouco mais informado. Só confirma pra mim: a
> melhor coisa é usar o
>
> dpkg-reconfigure locales
>
> e escolher pt_BR UTF-8 E ISO-8859-1 certo?

Certo. E de preferência usar pt_BR.UTF-8 como o padrão do sistema. É o
que eu faço aqui.

> Aí deixar o KMail no automático, correto? ainda assim vou ter
> problemas com caracteres estranhos? E fontes? (minha maior dúvida

Você pode ter problemas com caracteres estranhos se, por exemplo, os
emails vierem sem cabeçalho dizendo qual é a codificação que ele usa. O
seu email veio assim:

Por isso o meu evolution sabe que precisa converter seu texto pra UTF-8
antes de passá-lo pra o pango renderizar. (O Pango só usa UTF-8
internamente, indepentemente do encoding usado por padrão no sistema).

Sobre fontes, as padrão do sistema se dão bem o suficiente.

> atualmente) quais são os pacotes que devo instalar para poder usufruir
> ao máximo o que o UTF-8 pode oferecer? Vivo encontrando aqueles
> quadradinhos com números dentro, isso é porque eu não tenho as fontes
> unicode corretas certo?

Certo, mas você deve estar encontrando isso em textos em japonês ou
coisas do gênero? Nesse caso é problema com fonte, mas não vou saber te
ajudar. Eu uso as padrão do sistema e elas conseguem exibir tudo que eu
sei ler =D.

> Outra coisa, uso LaTeX direto, imagino que (La)TeX deva ser
> independente dessas configurações, só teria que configurar o
> meu editor (GNU Emacs) para usar UTF correto?

Não. Você usa [latin1]{inputenc}, provavelmente. Vai ter de instalar o
latex-ucs e usar [utf8]{inputenc} depois de \usepackage{ucs}, se quiser
codificar seus .tex em UTF-8 com o Emacs. O Emacs procura detectar o
encoding do arquivo, mas arquivos novos ele salvará com UTF-8 se seu
encoding default for UTF-8, então você está razoavelmente seguro quanto
aos seus arquivos antigos serem mantidos em iso8859-1.

> Qualquer esclarecimento/informação nesta área eu agradeceria muito,
> especialmente coisa prática.

Espero que ajude =).

Abraço,

Debian:  <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>