Re: [OT] Preço pela configuração de serviços

Oi Marcos, valeu pelas dicas!

Realmente não expus corretamente o contexto. O local
não é muito grande, mas já tem uma máquina Linux como
servidora, compartilha dados de um programa que é
utilizado.

Uma nova máquina deve assumir este papel e prover
outros serviços, como proxy e firewall. A idéia é
fazer a configuração para a empresa e um
acompanhamento no intuito de realizar uma migração
para o uso de software livre.

Tem uma pessoa que é responsável pela área de TI nesta
empresa. Ele não tem, aparentemente, muito domínio de
Linux mas está apoiando a iniciativa! (já acho isto
uma grande vantagem, pois geralmente este tipo de
pessoa sempre coloca inúmeros empecilhos :-)

A dica sobre a documentação é uma providência legal,
não havia pensado nisto. Valeu pela dica! :-)

E também muito sugestiva a simulação em casa. Vai
ajudar bem pra chegar a um preço mais adequado!

Mas vc não acha R$ 20.00 por hora muito barato?

Resolvi mandar esta questão para a lista no intuito de
não correr o risco de cometer dois erros:

- cobrar um preço muito alto, pesando negativamente
para a comunidade Linux;
- cobrar um preço muito baixo, desvalorizando o meu
trabalho.

Na região onde moro (interior de MG), existem algumas
pessoas que fazem este tipo de trabalho, porém acho
que muitas não têm consciência e cobram valores que
fogem da nossa realidade.

O que quero é cobrar um preço justo. Não adianta
cobrar um preço alto e depois não conseguir mais
serviço por ter fama de "careiro" ou acharem que
"Linux é mais caro"! Já basta ouvir este argumento do
pessoal da Microsoft.

[]s
Cristiano.

--- Marcos Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br>