Re: [OT] Preço pela configuração de serviços

> Olá pessoal!
>
> Sei que a minha necessidade foge um pouco da proposta
> da lista, mas como vários colegas têm boa experiência
> no contexto do software livre, conto com a compreensão
> de todos.
>
> Estou precisando ter uma noção dos valores que são
> cobrados pela configuração de determinados serviços,
> como:
>
> - instalação do servidor;
> - proxy;
> - firewall;
> - samba;
> - servidor de e-mail;
> [...]

Olá,
O problema não é tão simples assim: quem vai fornecer o hardware? quem vai
especificar o HW? E a integração com o que já existe? Alguém tem que dizer
o que existe e o que vai ser (re)feito. Se vc tiver que juntar com o outro
servidor q roda RedHat8 e nao vai ser mexido? Vc manja de RH/rpm/etc?

Outra coisa: quem vai dar a manutenção (essa é muito importante), quem vai
ser o responsável caso de pau no proxy, etc. Além disso, vc terá que fazer
alguns documentos detalhando todos os procedimentos que possam vir a ser
necessários (criar uma conta, mudar uma regra no FW, bloquear um site no
proxy, limpar a fila de impressao, etc)

Um caso pra se pensar: Pra um FW, vc pode usar até um 486, mas vc vai
levar bem mais tempo pra configurar, afinal o micro é lerdinho...

Eu sugiro vc fazer uma vez no seu micro marcando o tempo; ai calcule o
valor em cima desse tempo. Eu não sou mercenário :-) cobrei uma vez cerca
de 20 reais a hora

--
Marcos