RE: Custo de projeto

Olá lista,

Obrigado, fico feliz por ajudar...

Vamos por partes:

>Você poderia me dizer qual o metodo mais seguro para avaliar as horas do
>projeto (ou realmente tem que ser com a experiência propria) ou um livro ou
>link que fale sobre isso.

Existem muitas técnicas e conceitos. Eu, particularmente, não acho que gerenciamento de projetos tenha receita de bolo (como muitos gerentes pensam).
Eu tento me apoiar em três pilares:

1) Detalhar as tarefas ao máximo. Nada deve ser esquecido. Quem aqui já teve a oportunidade de fazer um plano de negócios para abrir um novo negócio sabe do que estou falando. É chato, é massante, mas é necessário...Isso porque os problemas sempre acontecem no detalhe... Dificilmente vc vai ter uma tarefa do tipo: Criar cadastro de clientes e um problema do tipo: não foi possível criar o cadastro de cliente. O problema vai parecer mais com: O botão de impressão do cadastro de clientes não funciona.
Detalhe tudo...

2) Conheça sua equipe. Sinceramente, se tem uma coisa que me tira o sono é não conhecer quem vai desenvolver os programas. Eu sempre tento trazer gente de minha confiança... Quando não dá, eu dou uma investigada na qualidade do serviço da pessoa. Tento descobrir 4 coisas: a - quanto essa pessoa conhece do ambiente que está trabalhando (linguagem, banco, etc..) b - como é a lógica dessa pessoa (desconfie de quem faz "IF NOT" com "ELSE") c - O nível de capricho dessa pessoa (comentários no fonte, perfeccionismo, esmero...)  d - como anda a relação dela com a companhia e seu nível de motivação.

3) Reaproveite código. Além de agilizar o desenvolvimento, você pode por aquele programador mais limitado apenas para juntar peças. Coisas triviais devem ser reaproveitadas, para evitar que deêm erro. No mundo ideal, existiria uma ótima classe visual e nós desenvolveríamos apenas a camada de negócios...

>Por exemplo: Para fazer uma tela de cadastro de clientes, geralmente o tempo
>de de 12 a 16 hs, so que, mesmo separando tudo em micro-tarefas, sempre há
>confusão na hora, devo levar em conta a criação do banco, a criação de todas
>as classes e funções ou devo levar em conta que nessa hora já devo estar com
>todas as classes e funções prontas além é claro do banco.

Acho que você deve se aprofundar mais nas tarefas. Essas "confusões" que você citou, devem ter sido causadas por coisas que você não conseguiu imaginar antes.
Leve em consideração a criação de todos os **métodos** de todas as classes. Quando você estiver listando os métodos de uma determinada classe, vai perceber problemas que não perceberia se fizesse apenas: Classe de clientes - 4 horas.
Leve em conta a criação do banco: que vai fazer a modelagem?, quem vai revisar a modelagem?, quem vai gerar o script?, quem vai executar?, quem vai dar os grants?, quem vai criar os usuários?, Quem vai inserir clientes de teste ? quando cada uma dessas pessoas vai ter tempo de executar essas tarefas ? Qual o plano B se uma delas der errado ? Ai você aproveita essa lista de tarefas e escreve duas ou três linhas sobre cada uma. Ao final você terá uma bela documentação do projeto. Se algo der errado, volte nessa documentação e veja o que vc não conseguiu prever. Acrescente esse item no próximo projeto.
Claro que tem coisas que são imprevisíveis: enchentes acontecem, o programador pede a conta, a mãe de alguém morre... Por isso deixamos gorduras ao final de cada macro tarefa...

>Não sei se estou sendo muito claro, o que eu gostaria mesmo é de saber a forma
>mais correta de fazer o "cálculo" das horas que vou gastar no projeto.

Clarissimo :-). Não é um cálculo.. É um desafio de futurologia... A matemática não resolve isso.

>Ps.: Mesmo usando o Planner para programar e acompanhar todas as etapas e
>saber o inicio, fim e tempo do projeto, ainda assim na hora de colocar o
>tempo de cada tarefa ainda fica tudo meio que empirico :-)

Vc precisa muito mais que o Planner, o dotProj ou o M$-Project... Escreva muito... Tente se imaginar executando a tarefa e liste todos os passos em um documento. Tente imaginar o que deve ser feito e o que pode não dar certo. Esse documento deverá virar a especificação da tarefa, que vc entregará ao programador como base. Vc pode pedir a ajuda deles para fazer isso. Quando não conseguir mais ouvir falar do assunto, é hora de atribuir tempo e recurso as tarefas. É mais fácil atribuir tempos a coisas pequenas. Deixe gordurinhas em cada micro-tarefa.
Guarde seus cronogramas/especificações já executados. Utilize-os como base para os próximos. Isso faz com que atribuir tempo fique menos empírico. Mas lembre-se da histórinha sobre confiar na equipe.

Abraços
Emerson