alerta de erro de teclado (pc101 + us-latin1) na inicialização do gnome

Pessoal, gostaria que me ajudassem a resolver este problema. Na verdade
não chega a ser um problema, porque tudo funciona como deve, mas cada
vez que eu inicio o Gnome (debian unstable) no meu note (um ECS G732 -
teclado US), aparece a seguinte mensagem de erro:

"Erro ao ativar configuração XKB.
Provavelmente ocorrou um problema interno ao servidor X

Dada da versão do servidor X
The XFree86 Project, Inc
4030001
Você está usando XFree 4.3.0.
Existe problemas conhecidos com a configuração complexa do XKB
Tenta usar uma configuração simples ou pegue uma versão mais nova do
XFree.
Se você relatar essa situação como um bug, por favor inclua:
- O resultado de xprop -root | grep XKB
- O resultado de gconftool-2 -R /desktop/gnome/peripherals/keyboard/xkb"

Isso sempre ocorreu, desde que eu instalei o Debian. Abaixo a
configuração relativa ao teclado do meu XFree86. Uso us-latin1 pois
preciso usar acentos para digitar textos, coisa e tal.

Section "InputDevice"
	Identifier	"Generic Keyboard"
	Driver		"keyboard"
	Option		"CoreKeyboard"
	Option		"XkbRules" "xfree86"
	Option		"XkbModel" "pc101"
	Option		"XkbLayout" "us-latin1"
EndSection

Eu não acredito que até agora não exista uma solução pra isso, ou pelo
menos, um workaround gambiarra.

Agradeço desde já
Rodrigo