Fora do Topico - É verdade que mouse optico nao funciona no linux?

Ola, Bom dia.

Eu estava navegando no MercadoLivre para comprar um mouse optico. Eu estou usando o Kurumim 4.0.

Fiquei surpreso ao ler nas descricoes do mouse que o mesmo nao era compativel com linux!

Isto é verdade? Os mouses opticos nao sao compativeis com linux?

Eu estava procurando um pra comprar, estava olhando o Satellete ou Omega, porque eu comprei um *APRO* e o mesmo nao funciona legal, tipo: eu deixo ele parado e raramente o descanso de tela e ligado, ou seja, o ponteiro do mouse fica sempre se 'mexendo'. A netscrool tambem nao funciona legal, quando tempo utiliza-la fica uma bagunca, a tela se mexe, mas nao no sentido que eu desejo. Alem disso, ela roda aos trancos.

Numa rapida busca nos arquivos da lista eu encontrei algumas perguntas de como fazer a netscrool funcionar, mas nao achei nada sobre a compatibilidade ou nao.

No meu modo de ver, nao ha nenhuma diferenca entre o optico com scrool e o de bolinhas com scrool, em termos de protocolo, desde que ambos sejam mesma conexao, que no meu caso é ps/2.

Se alguem puder me ajudar a entender um pouco mais de computador, ficaria muito agradecido.

Marcelo