Re: Viva o Governo Brasileiro!

Para quem nao conhece o Freedows. Breve historia: Conectiva comprada
pela ABN, diretores sairam da Conectiva apos os 5 anos previstos em
contrato, fundaram a Freedows, fizeram parceria com a cobra, e estao
entando engolir uma larga fatia que eh o governo.

O freedows eh uma PIADA, quem teve o desprazer de ver, vera que tudo
parece mal feito e mal acabado (com excecao do help q eu achei bem
legal). No site ele fala que usa um office proprio (mas em momento
algum cita que eh o openoffice renomeado). Inclusive isso ja foi
divulgado em algumas revistas.

Se olharmos o site da Freedows, veremos coisas como: O Freedows
"custa", como assim custa? Nao eh livre? Abre formatos proprietarios e
tambem livres como openoffice. Como assim? Nao eh o openoffice?

E voce vai reparar tb que eles nao falam em momento algum sobre
SOFTWARE LIVRE e sim SOFTWARE ABERTO, que possuem diferencas sutis,
como por exemplo, esta atitude acima.

Dentro do site da freedows em momento algum voce ve qualquer ligacao
entre "aquisicao" com outra coisa que nao seja comprar.

Pra mim a freedows ta caindo por um buraco mais feio do que a
conectiva. Esta tentando ignorar  completamente a comunidade e deixar
a seguinte mensagem: "SIM, VIEMOS AQUI PARA GANHAR DINHEIRO, E MAMAR
NO GOVERNO".

Quanto a GPL ser disponivel para download, eh um pouco pior, voce tem
q disponibilizar os fontes de alguma forma. Isso inclui downloads ou
midia gravavel.

Ja me envolvi com o processo de criacao de um PC Popular (exatamente
este da UFMG), mas depois que a UFMG saiu do projeto.

O grande problema nisso que eu vi, eh o seguinte: o computador é
popular, mas algumas pessoas por tras dele estavam ali para ganhar
dinheiro (e nao falamos de pouco). Isso inviabilizou muitas coisas.
Outro problema eh exatamente este citado nas urls acima. Precisa de
uma GRANDE empresa para apoiar isso de maneira decente. Uma linha de
producao na china nao faz menos que 10000 unidades (e isso pra eles eh
muito pouco), este numero nao da um valor final agradavel, para
reduzir ao maximo os custos a producao deveria ser de aproximadamente
100.000 unidades (quem vai correr este risco), e a questao de
oferta,procura,demanda,oferta (circulo vicioso).

Outro problema que temos eh a pirataria. Tambem estive
coordenando/participando o desenvolvimento do Linux da Metron (apos
romperem com a conectiva). No momento enfrentamos a crise do dolar, e
nao duvido que realmente as pessoas formatassem a maquina e
reinstalassem o windows.

A pirataria eh ruim para a adocao de software livre, e isso a
microsoft ja percebeu. Eu pessoalmente queria que ela batesse de casa
em casa, e colocassem todas pessoas que assim preferirem sob o olhar
do seu licenseamento leonino. Quero ver quantas pessoas usariam
windows depois disso.

--
Quando eu falar pra você RTFM, não fique chorando.
Vá até o google, e faça a mesma pergunta.

Antes de perguntar leia:
http://focalinux.cipsga.org.br/
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=pratico
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=apt-howto