Reinstalando sarge - número de usuários e grupos [RESOLVIDO]

Muito obrigado pelas dicas. Não usei integralmente nenhum dos métodos
propostos, mas foram boas idéias, que me ajudaram a resolver. Para os
arquivos, estou fazendo um resumo das propostas. A minha pergunta original
(21/2/2005) foi:

Marlon Nerling propôs uma primeira saída, :
> execute :
> $ pwunconv && grpunconv
-> permite descodificar as senhas, para poder mexer nos arquivos /etc/passwd
e /etc/group
> mude os ids dos usuarios a vontade no /etc/passwd e no dos grupos no
> /etc/group
> $pwconv && grpconv
-> codifica novamente as senhas para o arquivo shadow.
> pronto ... pode montar o /home antigo, as permissoes sao dadas pelo id e
>   nao pelo nome!!

Em seguida, Marcos Vinicius Lazarini indicou dois possíveis caminhos:

1)
> A melhor coisa que vc tem a fazer é não mudar o UID nem o GID dos
> usuários... isso te facilitará a vida. Copie a parte relativa aos
> usuários do /etc/passwd /etc/shadow e /etc/group antigos para os novos
> (agora vcs entendem pq é interessane não deixar próximos os números de
> UID/GID de sistema e de usuário!!! :-))

2) - uso interessante do find (bom programa para aprender a mexer direito)
> Se nao for possivel, o jeito vai ser fazer algo como
>
> find /home -uid <numero_do_uid_antigo> -exec chown <nome_novo_do_user> {}
> \;
> Isso deve trocar o UID perdido de todos os arquivos para o novo. Mas
> como vc disse, ao restaurar o backup, não vai funcionar direito e ai a
> saída é rodar o find de novo....
> pra localizar o grupo, é soh trocar uid por gid e chown por chgrp.

Complementou com mais uma dica com o find, para não ficar com "ovelhas
desgarradas":
> outra coisa interessante é rodar um
> find / -nouser -nogroup -print
> pra saber se tem algum arquivo sem dono, perdido no seu sistema.

No meu caso, finalmente, como é somente um PC caseiro, resolvi quase tudo
recriando os usuários na mesma ordem em que tinha feito a primeira vez:
ficaram com os mesmos números. Só tive alguns probleminhas com grupos, que
resolvi com comandos do find derivados dos que o Marcos indicou.

[]s

tiago.