reinstalando sarge - número de usuários e grupos

Olá!

Precisei reinstalar o sarge (estou preparando uma outra mensagem explicando os
problemas que tive e como resolvi, para os arquivos), e agora estou  querendo
montar a antiga partição home no lugar do novo home. O problema é o seguinte:
como fazer com os números de usuários? Ou seja, os arquivos foram arquivados
com um determinado dono e grupo, mas que era registrado como um número; ao
reinstalar o sistema, os números não são necessariamente os mesmos. Como devo
fazer? É o mesmo caso de quando é necessário recuperar um backup num novo
computador. Poderia fazer um chown em todos os arquivos, mas quero mudar os
donos/grupos somente quando necessário, pois uma série de arquivos tinham
configurações específicas de dono que gostaria de manter (como em
~/public_html, por exemplo).

Se alguém tiver uma idéia...

[]s,

tiago.

PS: se possível, acrescentem uma cópia para mim ao responder, pois com a
confusão de reinstalação não estou conseguindo acompanhar a lista...