Re: O.T. senha do root....(longo)

Olá

Mas vc pode criptografar a partição dos seus dados confidenciais no
linux muito facilmente.

Também pode colocar uma senha no lilo facilmente.

Outra coisa, vc disse que o XP não permite boot por outra coisa que o
HD. Não vou contestar porque nunca usei o XP. Mas é muito simples num
desktop abrir a maquina, tirar a bateria da bios, fazer dar boot pelo cd
ou usb, dar boot com um cd de linux qq e ter acesso à particao do winXP.

Afinal, não é o XP que gerencia isso não é?
Quem controla isso é a BIOS.

E no caso do notebook, basta roubá-lo, ou se for alguém mais
profissional, abri-lo e levar o hd, ou abri-lo, ligar o hd a outro
notebook e montar a particao e copiar os dados.

Dependendo do tempo e do grau de profissionalismo do espião ele pode
optar por um jeito ou outro e pode fazer de um modo até difícil de ser
detectado. Pense bem, tem caras com grau de instrução muito elevado que
gastam todas as horas do seu dia pensando em como roubar dados de
empresas como a sua. É difícil barrar a engenhosidade humana, para o bem
e para o mal.

Sem criptografia não adianta se enganar com pseudo segurança.
Você acha que um espião não acessaria os dados no seu notebook com XP,
eu discordo. Como vc disse que é engenheiro tudo bem. Se vc fosse o
responsável por segurança da empresa eu ficaria preocupado :) (não fique
brabo, brincadeirinha)

Hoje li no br-linux.org que uns caras conseguiram diminuir o tempo para
quebrar um algoritmo muito usado em criptografia. Tipo, algo que levaria
1 ano para quebrar agora levaria 2 dias.

Acho que o pior que pode acontecer a quem lida com informação sensível é
deixar de lado a paranóia.

Bom, espero não gerar flames.

Leandro
--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

	O primeiro dos bens, depois da saude, e a paz interior.
		-- Francois de La Rochefoucauld