Re: senha do root....

Supondo que vc usa o lilo como gerenciador de boot.

No boot devera aparecer algo como:

linux

MemTest

Na opção BOOT insira o seguinte comando:

linux init=/bin/bash (pressione ENTER)

O sistema iniciará o seu carregamento até que em determinado momento a
seguinte entrada aparecerá:

init-2.04#

Utilize o comando abaixo para ter permissão de escrita na partição barra "/"

mount / -o remount,rw

Novamente será mostrada a entrada:

init-2.04#

Após este comando o sistema já estará preparado para a troca da senha do
usuário root com o comando:

passwd

Será mostrada a entrada:

New password: ( insira a nova senha e pressione ENTER)
Retype new password ( Confirme novamente a senha e pressione ENTER)

Será mostrado o aviso de sucesso na troca da senha.

passwd:all authentication tokens update successfully

Pronto pode reiniciar a parada e logar como root, mas muito cuidado com o
que vai fazer, de preferencia faça o backup de todos os arquivos, reinstale
a maquina do zero, e depois volte os arquivos para ela, certificando-se que
não ha nada desconhecido, e depois com mais tempo tu podes analizar os logs,
e analizar com mais paciencia os erros e onde fazer o upgrade.

Boa sorte!