após Recompilar kernel framebuffer e X não abrem

Olá a todos,
recentemente fiz uma recompilação do kernel mas quando eu tento usar a
opção vga=788 ele não consegue abrir o fb, então eu usei vga=normal ele
abriu sem erros (em ambas as tentativas tb não apareceu o logo do
linux) mas ao tentar abrir o xdm, ele tenta 3x mas trava. Eu recompilei
o kernel e tomei muito cuidado para que ele não ficasse sem os módulos
da minha placa de vídeo do video generico e do frame buffer. Eu posso
enviar o meu .config para alguém que queira dar uma olhada. Minha placa
de vídeo é uma sis630.

Minhas dúvidas principais são:
Será que isso é um problema de módulos do kernel?
Aonde ficam e como eu posso acessar os logs da inicialização (para ver o
que é que deu erro com o framebuffer), e os do X tb para eu ver pq que
ele não abre?
Eu dei uma olhada no kernel que estava com o framebuffer funcinando e
notei que ele usa initrd e que tem uma pasta em /lib/versao/initrd e com
um arquivo chamado vesafb.ko, o meu kernel não tem initrd (eu nem sei
como fazer ele criar isso), mas tem isso alguma coisa a ver com o meu
problema (pelo menos o do framebuffer)?