Re: Limpeza de pacotes

> Bom, entao... isso resolve parcialmente o problema... Teoricamente eu já
> tenho a lista de pacotes, e tudo o que estivesse fora eu nao queria
> instalar.
> O problema que eu vejo nessa saida é que, apache bugzilla etc não são
> considerados 'orfaos'. Alem disso, as dependencias que foram instaladas
> não serão removidas (tipo mysql, etc)...
>
> Eu tentei usar, alias, depois que eu instalo o sistema, eu sempre rodo o
>   deborphans algumas vezes (alias, eu costumo rodar 'wajig orphans'
> seguido de 'wajig remove-orphans' algumas vezes).

> [...]

O que na verdade voce precisa é purgar os pacotes removidos, enquanto não
fizer isso alguns pacotes manteram suas configurações e o registro de sua
existência na máquina pelo resto da "vida"

Como eu faço isso:

$ dpkg --get-selections |grep "deinstall" |sed -e "s/deinstall//g >lista
# dpkg -- purge $(cat lista) 2>/dev/null

O 2>/dev/null apenas para redirecionar eventuais mensagens de erros.

Aliás eu sempre que removo um pacote digito

# apt-get remove $(deborphan)

seguido das duas linhas mostradas anteriormente acima.
Obviamente isso hoje, está em um script muito útil

#!/bin/bash
tmp=$(mktemp)
dpkg --get-selections |grep "deinstall" |sed -e "s/deinstall//g >$tmp
dpkg -- purge $(cat lista) 2>/dev/null
apt-get remove $(deborphan)
rm $tmp

O mktemp é apenas para criar um arquivo único, mas pode ser qualquer coisa.

Verá que a lista de arquivos removidos serão realmente removidos do sistema.

J. F. Mitre