[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Limpeza de pacotes



Fábio Rabelo wrote:

Marcos Vinicius Lazarini escreveu:

Pessoal,

Meu 'chefe', dando uma de admin, resolveu instalar uma máquina nova, preparando-a para ser uma estação de trabalho, através do método
dpkg --get-selections > file
dpkg --set-selections < file
dselect install

Porem, o infeliz pegou a lista de pacotes de uma máquina que tinha mysql, apache, bugzilla, etc (diga-se de passagem a única da qual ele não podia pegar a lista de pacotes, é claro :-)). Mesmo assim, fiquei tranquilo, dado que os pacotes do debian nos salvam sempre (quase ;-)).

Porem ao fazer o processo acima com a lista de pacotes certas, os malditos que eu queria remover continuaram lá... na verdade, ele instalou alguns que estavam falando mas não removeu nenhum. A solução que eu arranjei foi fazer um diff das listas de pacotes (acho que tinha mais de 100 diferentes, metades deles eram libxxxx), mas me deu um trabalhão... Será que não tem um jeito mais fácil de fazer isso? (por um lado é bom o debian ter milhares de pacotes, por outro lado isso dá muito mais trabalho...)


Acho q vc precisa conhecer o velho e bom deborphan !
apt-get install deborphan
deborphan
pegue a lista de bibliotecas fora de uso e remova !
se quiser automatizar o processo, tente o mesmo truque q vc mesmo descreveu alí em cima !
deborphan > remover.txt
não me lembro agora como passar esta lista p/o dpkg, mas nada q um man dpkg não resolva certo ?? ;- )

Bom, entao... isso resolve parcialmente o problema... Teoricamente eu já tenho a lista de pacotes, e tudo o que estivesse fora eu nao queria instalar. O problema que eu vejo nessa saida é que, apache bugzilla etc não são considerados 'orfaos'. Alem disso, as dependencias que foram instaladas não serão removidas (tipo mysql, etc)...

Eu tentei usar, alias, depois que eu instalo o sistema, eu sempre rodo o deborphans algumas vezes (alias, eu costumo rodar 'wajig orphans' seguido de 'wajig remove-orphans' algumas vezes).

Em todo o caso, valeu pela ideia.

--
Marcos



Reply to: