Re: perguntas que fizeram sobre o linux

On Sat, 5 Feb 2005 16:18:45 -0200, Rodrigo Baroni
<rodrigobaroni@gmail.com> wrote:

>     Por favor, me esclareça uma dúvida ok? Se seu pai começasse a
> mexer com GNU/Linux, e tivesse várias dúvidas de iniciante que TODOS
> NÓS tivemos pela cabeça um dia (e que você chama de LIXO), do tipo
> como "O que sinifica esse 'root@localhost'?" você responderia "Vá ler
> a porra do manual" (em inglês, na forma contracta, esperando ainda que
> ele saiba o que é isso)? Fico intrigado quanto à essa dúvida. Se não
> fosse seu pai, mas sua mãe, um tio seu... você diria o mesmo?
Vamos começar, se meu pai ou qq grande amigo meu me fizesse uma
pergunta (como fazem) eu reponderia, vai ler na porra do manual (como
faco), e nenhum deles ve isso com maus olhos. Principalmente pq eles
nao me fazem perguntas imbecis (eles procuram na porra do manual
antes).

>     Pois é, tenho certeza que não. Uma das proposta do software livre
> do próprio Stallman é ajudar para contribuir com uma sociedade melhor.
> Aonde você espera chegar com isso? Você quer LIMPAR a lista de
> iniciantes e deixar somente usuários com alto conhecimento, (que
> pode-se comparar com o mesmo princípio de porcos nazistas no
> holocausto que tiveram essa sua mesma idéia brilhante para limpar a
> raça humana) ?
Nao quero limpar a lista dos iniciantes quero que os iniciantes limpem
a lista de perguntas cretinas. (nao somente eu acho este tipo de
pergunta cretina, so que eu nao ignoro como muitos fazem). Acho tambem
errado as pessoas responderem a este tipo de pergunta.

As suas perguntas certamente pareciam de algo como quiz, prova  ou
trabalho de faculdade. E nao estamos aqui pra fazer este tipo, se voce
chegou a instalart o seu linux (e sua pergunta me faz acreditar que
sim) voce poderia muito bem abrir a porra da pagina de manual.

>     Fico muito furioso quando vejo coisas desse tipo. O mundo não é
> formado por nerds hackers, mas por constantes iniciantes que estão (e
> devemos sempre incentivar) iniciando no mundo do software livre.
> Pessoas com a mesma atitude que a sua somente atrapalham esse
> progresso, assustam os iniciantes, criam uma imagem de uma verdadeira
> panela de pessoas que se acham superiores.
Eu fico extremamente furioso de querer acompanha a lista para ajudar
as pessoas que fazem perguntas complicadas, e ouvir solucoes novas
para problemas cotidianos, mas infelizmente recebo uma enxurrada de
perguntas cretinas, respostas imbecis e afirmacoes sobre a resposta
imbecil, do tipo:

Usuario A: como eu listo um diretorio
Usuario B: voce pode usar o ls
Usuario C: eu usei aki e funcionou
Usuario D: Eu testei o LS e nao funcionou
Usuario B: Eh ls e nao LS no unix isso faz diferenca
Usuario D: Eh.. funcionou
Usuario E: Eh.. isso ja aconteceu comigo e eu resolvi assim mesmo
Usuario F: Alguem pode me ajudar a configurar placa de video
Usuario G: Ei.. voce deu reply pra um thread errado
.
.
.

Se ficarmos aceitando este tipo de comportamento, isso sera um caos,
normalmente as pessoas que assinam as listas, devem ficar lendo a
lista durante um tempo antes de postar, isso para evitar que ela nao
siga o rumo correto da lista

>    O que que custa escrever responder uma pergunta simples e dizer:
> "Você pode encontrar informações detalhadas em www.focalinux.com.br"?
> É melhor bancar o superior, e alimentar sua vaidade intelectual - o
> que estou farto de ver entre estrelhinhas.
Pq antes do cara perguntar ele deveria saber que ler os manuais
basicos, e procurar um pouco fazem um bem danado pra ele. (ele aprende
mais com isso). E pra lista (diminui o trafego). E se voce conhece os
manuais e o google. Deveria ter procurado antes ou perguntado para um
amigo proxiumo antes de fazer esta pergunta em uma lista publica.

>     Caro Igor, me desculpe se minhas palavras não são muito educadas,
> mas tenha certeza que o seu chute na bunda é muito pior para quem as
> recebe em um primeiro contato com uma comunidade.
Chutes na bunda existem para as pessoas acordarem. Espero realmente
que os chutes acordem as pessoas e elas procurem antes de perguntar.
Nao estamos aqui para pensar pelos outros.

>     BASTA de estrelhismo. BAIXEM  A BOLA seus estrelas. AJUDEM as
> pessoas assim como gostariam de ser ajudados.
Eu sempre ajudei as pessoas, e so nao ajudo mais pq a lista esta
ENTUPIDA de lixo como a pergunta que voce fez acima. E de comentarios
altamente dispensaveis que fazem na lista. Muito provavelmente algumas
pessoas classificam esta resposta como imbecilidade (eu acho tb), mas
acho q ESCLARECER algo que esta me incomodando muito faz parte do meu
dever.

Esta mesma discussao ja existiu aqui e ficamos de elaborar uma
documentacao inicial (um conjunto de links e regras da lista) para ser
mandada para cada subscribe. Mas resumi de forma grosseira na minha
assinatura.

--
Quando eu falar pra você RTFM, não fique chorando.
Vá até o google, e faça a mesma pergunta.

Antes de perguntar leia:
http://focalinux.cipsga.org.br/
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=pratico
http://debian-br.alioth.debian.org/view.php?doc=apt-howto