Re: perguntas que fizeram sobre o linux

    Fico muito furioso quando vejo coisas desse tipo. O mundo não é
formado por nerds hackers, mas por constantes iniciantes que estão (e
devemos sempre incentivar) iniciando no mundo do software livre.
Pessoas com a mesma atitude que a sua somente atrapalham esse
progresso, assustam os iniciantes, criam uma imagem de uma verdadeira
panela de pessoas que se acham superiores.

Sou iniciante em Linux e participante dessa lista há poucos meses, mais como "ouvidor" ou leitor, pois o tempo ainda é de aprendizado.

Tenho aprendido muito, principalmente com perguntas de iniciantes, recentes ou lidas do grande histórico dessa lista.

Mas mesmo iniciante tenho uma chata sensação quando vejo perguntas de pessoas que não procuram antes buscar respostas à sua necessidade de conhecimento na própria internet, usando o Google, ou mesmo nessa lista através das mensagens do histórico ou mesmo tentarem ler as referências encontradas no site da Debian.

Concordo que uma lista existe com o fim de levar a todos um conhecimento compartilhado, seja de resolução de problemas, seja de caminhos para o aprendizado. Mas ela NÃO É uma escola cuja função é ensinar o be-a-bá nem mesmo ajudar a fazer os "temas de casa" dos preguiçosos. Ora, muita gente aqui está estudando ou trabalhando com informática e não sabe antes usar o Google para buscar respostas para suas necessidades? Valha-me Deus!

Ora, seja lidar com Linux como administrador de rede ou como mero usuário doméstico não significa perder a oportunidade de aprender, ou melhor, de ao menos saber buscar esse aprendizado. O que mais existe de informação na internet é exatamente sobre temas ligados à informática. Fico assombrado toda vez que leio mensagens de pessoas que dizem administrar uma rede mas não quiseram ou não souberam pesquisar nos materiais "oficiais" ou man pages dos programas ou sistemas que desejam aprender.

Por isso, no meu ponto de vista, uma lista de discussão tem o fim de ser

1) um apoio para uma ETAPA ANTERIOR ao aprendizado, onde o pessoal da lista poderia dar referências ou caminhos de pesquisa aos iniciantes;

2) um apoio após (ou durante) o aprendizado, que eu definiria como uma SEGUNDA ETAPA, aquela que aproveita a experiência e a boa vontade dos que sabem para ajudar a dirimir dúvidas ou aparar arestas de configurações, por exemplo;

3) óbvio, ajudar a usar o "baú de conhecimento" da todos da lista para troca de informações sobre os problemas que acontecem no dia-a-dia, em que uns já passaram por situações parecidas e obtiveram soluções que podem ajudar a todos os outros.

Mas na minha opinião uma lista NÃO EXISTE para eliminar a necessidade de antes pesquisar, ler, entender, experimentar e, enfim, tentar aprender por conta própria. Nunca contrataria uma pessoa que ao invés de tentar primeiramente aprender Samba com livros ou tutoriais na internet, ela requisitasse uma configuração prontinha dessa lista e tentasse fazê-la funcionar sem ler o material oficial antes. Essa pessoa não teria o perfil para administrar coisa alguma.

Espero ter colaborado.

Luiz.