Re: criar entrada para iniciar em modo texto no lilo ou no grub

On Fri, Feb 04, 2005 at 01:38:25PM -0200, Leandro Ferreira wrote:

> Não me lembro de ter precisado editar o inittab para isso.
>
> Nem precisa tirar os *dm da vida. Simplesmente veja se o que está
> iniciando é o xdm e digite como root:
>
> # update-rc.d -f xdm remove
>
> Isso vai tirar os links dentro de /etc/rc.* para chamar o script em
> /etc/init.d

o problema é que vc tira todos os links; o que o colega que postou
queria é poder escolher algum runlevel no qual o X não fosse iniciado.

então a solução é remover o {x|g|k}dm de algum runlevel e criar uma
entrada no lilo|grub ou simplesmente digitar no prompt do boot um init
apropriado.

com as linhas abaixo, você remove todos os links existentes e recria-os
nos runlevels que quiser. Neste caso, eu deixei o runlevel 4 sem o kdm;
isto significa que se eu digitar no prompt init=4 ou criar uma entrada
no lilo|grub com este parâmetro para o kernel, o X não será iniciado; de
igual modo se utilizar o telenit para mudar para o runlevel 4, o X será
automaticamente morto.

# update-rc.d -f kdm remove
# update-rc.d kdm start 01 2 3 5 . stop 01 0 1 4 6 .

ETA,

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
LinuxUser: #24626         is the Lord's purpose that prevails" Pv 19.21