Re: [OFF] *** dúvida memória ram ***

On Fri, Feb 04, 2005 at 08:32:24AM -0200, Fernando Sato wrote:
> 	Olá pessoal tenho uma dúvida quanto ao uso de memória ram, na verdade é
> se o sistema consegue alocar em uma grande quantidade de memória ram.
> 	Caso eu tenha uma máquina com 4GB de ram e coloque um código em fortran
> ou em C para rodar (supondo que o programa gere vetores próximos dos
> 4GB), caso isto venha acontecer o kernel está preparado para lhe dar com
> arquivos de paginacão destas dimensões?

se eu entendi bem sua pergunta (se um programa do usuario conseguiria
utilizar 4GB de RAM), a resposta é não em uma arquitetura de 32 bits.

o Linux (e vários outros SO's) permitem que o programa do usuário tenha
um espaço de endereçamento virtual de no máximo 4GB. Este espaço é
dividido, sendo no linux, da seguinte maneira:
- 1GB para o kernel
- 3GB para o usuário.

 Então, seu programa poderia no máximo, utilizar 3GB de memória.

A solução é utilizar alguma biblioteca (ou desenvolver) para gerenciar
dados maiores, {des}carregando quando necessário, para acessar toda a
informação, caso seja maior do que isto.

Para resolver este problema (e outros deste tipo) foi que houve a
necessidade de arquiteturas de 64 bits. (quem se lembra do Altavista?
Ele foi lançado justamente para impulsionar as vendas da Digital das
máquinas Alpha de 64 bits).

> 	Já tentei algumas vezes habilitar uma particão para uma segunda area
> swap porém não tive sucesso alguns programas retornam a mensagem de
> memória insuficiente.

não adianta mais swap; o seu programa somente poderá mapear 4GB de
memória.

ETA,

[]s,
--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
LinuxUser: #24626         is the Lord's purpose that prevails" Pv 19.21