Instalei o Debian!!!

Gostei muito, tanto da instalação como do mesmo em si.
Mas estou com dois problemas :

1)Ao entrar na tela de login, não me é permitido logar como root.
Não que eu queira, mas para configurar o adsl (Velox), o script exige o root.
Como não sei onde e qual é esse escript que configura adsl-pppoe, o que faço?

2)Não instalei o grub, ou melhor, instalei o mesmo no disquete.
Aliás e, muito bonito e eficiente. por sinal.

Mas isso porque tenho mais tres outros sistemas instalados e usando o lilo,
com o qual tenho certa prática, ao menos muito mais do que com o grub.

Mas não consigo rodar o Debian-CDD usando meu lilo.
Montado na partição de rótulo /debian, o lilo está assim

label=Debian-CDD
root=/dev/hdb8
image=/debian/vmlinuz
read-only
onde vmlinuz está na /debian e é um link simbóloco
para /debian/boot/vmlinuz-2.6,8-i386-1 (algo assim)

Como resolver isso?

Obrigado.
--
Renato Alvim - - Linux Registered Member #114620-UIN#83730368