[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Qual Linux usar?



Miguel Filho wrote:

Em Ter, 2005-01-18 às 15:32 -0200, Boni escreveu:

Em Ter 18 Jan 2005 15:20, Samuel Dias Neto escreveu:

A melhor distro é aquela que você domina. Agora, quem realmente curte o
software livre vai querer dominar a Debian.

Sabe que eu pensava em algo parecido com seu comentário mas ontem resolvi experimentar o Gentoo ..... Outro mundo !!!

abraços,


Gentoo me parece ser muito bom, mas infelizmente nao tenho máquina,
tempo e nem paciencia suficiente para esperar compilar todos os
programas que utilizo no meu dia a dia.

Eu vim de anos usando Slackware, passei pelo Gentoo, mas meu pentium3
866 demorou mais de 24 Hrs para terminar um "emerge gnome", sem chance,
e a energia pra deixar o PC ligado fazendo isso? Quando eu tiver uma
máquina nova e mais potente quem sabe eu volte a brincar com o Gentoo.


Eu estou com o Gentoo em casa agora (junto com o debian, é claro) e a minha máquina é parecida com a sua (Athlon 900). Achei bem bacana a interface, bem simples de usar. O problema mesmo é em relação ao tempo e espaço.

Demora muuuito tempo mesmo pra compilar as coisas (um ou outro pacote não é nada, o problema é que sempre sai atualização de bugs mínimos, o que te obriga a recompilar uma série de coisas). Eu tenho algumas estatísticas gravadas em casa, depois eu mando de curiosidade. Sem falar que depende o que vc vai compilar gasta uma RAM danada! Eu tenho 512 de ram (sem swap) e várias vezes o kernel ficou sem memória e saiu matando alguns processos meus (pq sempre é o mozilla?? :-))

Sobre o espaço, talvez seja pq eu coloquei pra compilar como -O3 - mas nem se compara com espaco do debian: * Debian: particao de 5.5 Gb, com um caminhao de pacote unstable/testing (kde, gnome, wmaker, etc), sobrando uns 2 Gb * Gentoo: 8,5 Gb, com vários pacotes, *sem* gnome, já passou de 4.5 Gb (sem contar o 1.4 Gb de source-code no cache)

Em termos de velocidade, realmente é um pouco mais rápido, mas ainda não decidi se vale a pena o esforço ou não.

Como coisas legais eu achei a documentação muito boa (tudo o que eu precisei fazer até hj eu achei explicadinho no site - e olha que não foi pouca coisa, já fuçei bastante), os esquemas de pacotes funcionam numa boa, tudo tranquilo (alias, tem uns esquemas de pacotes stable e testing), dentre outras coisas (p.ex. achei o boot bem limpo, tem umas coisas coloridas que deixam bem mais agradável que aquele monte de texto do debian)

Mas uma coisa que me ajudou com certeza foi que peguei o .config do kernel do debian - que eu já tinha penado pra deixar certinho com meu sistema.

Em resumo: se tiver bastante espaco em disco, banda pra download e tempo/CPU power, vale a pena brincar um pouco... :-) Quem sabe não podemos pegar algumas idéias e transplantar para o debian? :-D

--
Marcos



Reply to: