Re: Placa de Video.

On Fri, 01 Oct 2004 20:30:29 -0200
Thiago Oliveira Castro Vieira <tocvieira@yahoo.com.br> wrote:

> Qual placa de video 3D devo comprar, para não ter dor de cabeça
> com o Debian ?
>
> Que marca é a mais facil de instalar =]

 Pergunta que pode aquecer muitos animos. Falar da minha parte.
 Compre ATI < 9200 se quiser aceleração por software livre. Se
comprar >= 9200, só vai conseguir aceleração 3D com driver binário.
Tenho uma ATI 9700 que tem capacidade de captura, mas a ATI não fez
isso funcionar ainda no Linux. Diria que ela dormiu no ponto faz
tempo e só agora anda acordando. Não recomendaria a não ser que
queria esperar o pessoal que está hackeando. No meu caso, pesquisei
pouco. E tive a infelicidade de descobrir que com resoluções altas o
XV não funciona perfeito também - bug de hardware.

 Até onde sei a NVidia está melhor nesse sentido. Tem drivers
binários lançados mais rapidamente e que acompanham o kernel. Tem
drivers livres também, mas não sei se são acelerados.

 (alguém pode contribuir mais aqui? tenho também curiosidade)

 Abraços,

 Roberto.