[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Versão Light



nunes wrote:

bem, não sei o q os amigos da lista acham, mas na minha opnião...se a exigencia for apenas por uma interface grafica simples q use apensa xtems e um browser, vc poderia instalar o debian potato ou slink q eu sei q rodam bem nessas maquinas antigas
te +

João Paulo Alves wrote:

Olá Pessoal,
Tenho algumas máquinas, na verdade um pouco pré-históricas (Pentium 200, com 32 MB de RAM). Preciso de uma versão que seja leve o suficiente para rodar uma interface gráfica nesta máquina, de preferência com um desempenho razoável. Será que isso é possível utilizando o debian CDD ? Existe alguma outra que vocês recomendam para este caso ? Valeu João



Minha máquina é um K6-II de 300MHz... tá certo que é um pouco melhor q o teu Pentium 200, mas não tão melhor assim. Eu uso o Debian testing mesmo.

Vc pode realmente usar um Debian antigo, mas lembre q vc estará usando softwares que podem conter bugs, por serem pacotes antigos. Uma outra alternativa é usar a versão atual, com adaptações. Vejamos:

A primeira questão é _que_ interface gráfica. Vc pode usar desde interfaces gráficas "ultra-diet" como o fluxbox e o blackbox, até algumas "meio-termo" como o xfce e o blanes. Por sinal, estou usando xfce neste momento. O blanes não sei se tem pacote debian(*).

Instale uma imagem de kernel otimizada para seu processador (kernel-image-2.4.26-586tsc parece ser o seu caso). Se quiser deixar o kernel ainda mais espartano, compile um pra você, deixando só o necessário.

Diminua a quantidade de terminais virtuais, ao invés de 6 (teclas ALT-F1 a ALT-F6) deixe só dois ou um só (editanto o /etc/inittab). Se bem me lembro, li em um HOWTO que os 6 terminais juntos podem ocupar 4MB de RAM.

Desinstale qualquer daemon que não vá usar, como o cups, caso não precise de impressora.

Procure versões "leves" para os programas, por exemplo:
- editor de texto/planilha: abiword/gnumeric ao invés de OpenOffice;
- browser: dillo ao invés de Mozilla/Firefox (meio exagerado, já que o dillo tem muito poucos recursos, mas...)
- e-mail: balsa ou sylpheed ao invés de KMail/Thunderbird
- arquivos PDF: xpdf ao invés de ggv/kghostview
- gerenciador de arquivos: midnight commander ou rox ao invés de konqueror ou nautilus
- gerenciador de login gráfico (se precisar): xdm ao invés de kdm/gdm
e assim por diante...

Ah, por último, acho que esse tipo de máquina daria um bom terminal, ou seja, um thin-client. Os programas rodariam em um servidor de terminais e ele iria apenas mostrar na tela os programas e receber entrada do teclado/mouse, tipo um VNC ou rdesktop. Nunca fiz isso e nem sei por onde começar, mas se interessar, veja em www.ltsp.org (Linux Terminal Server Project)


(*) sei que tem blanes no Kalango, que é uma distro derivada do Debian (na verdade derivada do Kurumin)

--
SmileyByte
http://bertelli.endofinternet.net                     Debian GNU/Linux



Reply to: