Re: instalar um servidor Debian GNU/Linux

"Erick Danilo" <dbflush@terra.com.br> writes:

>  Olá !!

Erick, obrigado pela resposta.

> pacotes
> vc,

Ok.

> ótimo

Não li. Vou procurá-lo. Ops,

# lynx http://localhost:80/cgi-bin/dwww?type=html&location=/usr/share/doc/sysadmin-guide/html/index.html

já está lá!

Eu adoro Debian GNU/Linux :)

Ou será que o Debian GNU/Linux não está preparado para os usuários? Ihh,
no flames... :)

Respeito sua opinião. Talvez a empolgação de iniciante esteja me
movendo. De qualquer modo, vou tentar. Mas isto é depois, só depois das
coisas estarem funcionando bem.

> p100,

Ah, não fala assim! Tenho meu pentiunzinho aqui há anos, ele nunca me
deixou na mão. Não fale mal dos P100 :)

> maquina
> porte

Certo. Você sabe onde encontrar documentação sobre dimensionamento de um
firewall? As condições a serem consideradas...

> eu

Na verdade ainda nem tinha pensado muito nisto. O conselho geral tem
sido este seu: descentralizar. Na medida do possível (isto é, que
máquinas os caras podem me oferecer?) farei a descentralização.

> forma

> linux

Erick, seus conselhos são muito valiosos. Mas de fato não estou pensando
que um sistema operacional, qualquer que seja ele, pode fazer o serviço
de um administrador do sistema. Fique tranquilo, estou consciente disto.

> quando
> DADOS

[corta]

A propósito, já que falaste no assunto: o que se cobra para fazer este
serviço? Sei que isto deve variar muito conforme alguns fatores. Mas não
tenho a menor idéia. Eu vou executar este serviço como parceiro numa
empresa já estabelecida no mercado, uma empresa que carece de
profissionais na área de Linux. Como a ocasião faz o ladrão, lá estou
eu.

Outra coisa: até onde vai a tarefa de instalar e configurar um rede?
Quando é que a coisa vira manutenção? Em geral, que instala/configura
faz a manutenção?

Sobre como tratar os dados da empresa, concordo absolutamente com
você. Meu receio é que o dono da empresa não pense assim. Para teres uma
idéia, ele rodava um NT num link adsl sem firewall. Ou ele tava muito
mal informado pelos profissionais que trabalhavam com ele ou ele não dá
importância para os dados da empresa. Descobrirei logo. Conforme for a
receptividade tentarei adotar a tática de descentralização que tu sugeriste.

Mais uma vez, brigadão Erick.

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br