Re: instalar um servidor Debian GNU/Linux

Obrigado pela resposta, Vinícius.

"Vinicius Vasconcellos" <vini00@terra.com.br> writes:

> Olá :D

> Massa, boa sorte!
> Vamos lá, se eu responder errado, o pessoal  da lista por favor me corrija.

> Cuidado em alocar varios recursos num mesmo equipamento, já pensou se
> da pau, e a seguranca ?!?

Ok, vou considerar isto.

> Sim, a maquina tem que ser um servidor interno mesmo.Assim:
> Link ADSL -> Firewall -> rede interna

Por quê? Suponhamos que o firewall seja configurado assim:
(configuração extraída do Kurumin)

# Abre para uma faixa de endereços da rede local
iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT

# Abre para a interface de loopback.
# Esta regra é essencial para o KDE e outros programas gráficos
# funcionarem adequadamente.

iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 127.0.0.1/255.0.0.0 -j ACCEPT

# Ignora qualquer pacote de entrada, vindo de qualquer endereço, a menos
#  que especificado o contrário acima. Bloqueia tudo.

iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP

ou seja, todo pacote de entrada que é de fora é bloqueado.

Isto não impede, por exemplo, que o squid faça requisições HTTP para
fora e receba respostas não é? Não impede que o servidor smtp envie para
o smarthost (servidor do provedor) os e-mails de saída certo? Em suma,
não impede que a máquina firewall/servidor envie pacotes para fora e receba
respostas a estes pacotes. Ou impede?

Esta é uma questão sobre a qual tenho dúvida e que é crucial. Se impede,
não há o que discutir: o servidor precisa receber respostas às suas
requisições para fora e, portanto, deve ser uma máquina distinta do firewall.

> No meu ponto de vista, sim. Pq o link que chega da "RUA" passa pela
> maquina firewall, filtra a "informação" e "passa" para a rede
> interna.

> Router-> roteador, passar o pacote de um lado para outro (adsl para
>rede interna, e vice-versa)
>
> Gateway ou dg (default gateway) -> portão de saida por onde "sai" a
> informação (neste caso e a maquina firewall)

Deixa ver se entendi: suponhamos que eu tenha uma intranet fora da
internet, isolada. Esta rede deve ter um gateway, uma máquina
responsável por receber e entregar os pacotes, certo? Mas eu não preciso
de um router, pois não há lado de fora e lado de dentro. É isto?

Suponhamos que eu decida "ligar" esta rede à Internet. Então eu preciso
de uma máquina router, que dá uma mão para os indefesos pacotes
atravessarem a ponte :). É isto?

> Ai esbaramos no problema de performace (considerando tudo configurado)
> o sistema fara dois NAT um do modem para o Firewall e o "reverso".
> Na minha opnião seria melhor realizar apenas um NAT, ou seja, modem->
> Firewall e o firewall realiza o NAT para a rede interna.

Certo. E é possível "desligar" o roteamento do modem? Depende do modem?

Outra coisa, a máquina firewall, tens idéia de como dimensioná-la? Como
saber que performance eu preciso no firewall? Haverá poucas regras, em
princípio (suponho que isto tenha alguma relevância na performance). Um
link adsl (ainda não sei a taxa de upstream e dowstream).

> Já esta no caminho certo :D
>
> []s!

Legal. Mais uma vez, obrigado pela atenção

Um abraço,
--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br