Linux vs xp

Pessoal:

Estou com problemas problemas para manter simultaneamente o Linux e o win
XP. Nao consegui resover o problema consultando um monte de paginas na
internet, por isso recorro ao grupo.

Vamos ao fatos:

1) O computador é novo (AMD XP 2400, HD 40 Gb)
2) Ja veio com duas partiçoes NTFS de 10 Mb, onde já está o XP.
3) Reparticionei o restante do disco para ter várias partiçoes Linux ( /,
/usr, /home, /tmp, /var e swap). A listagem abaixo é resultado parcial do
fdisk:

   Device  Boot   Start    End    Blocks   Id   System
/dev/hda1    *        1   1275  10241496    7   HPFS/NTFS
/dev/hda2          1276   2550  10241437+   7   HPFS/NTFS
/dev/hda3          2551   2672    979965   83   Linux

4) O disco, na BIOS, está ajustado para "auto". Mas também já tentei LBA.

O problema:

De cara pensei: "a raiz (hda3) está num cilindro acima de 1024. Vou ter
problemas para inicializar o Linux". Depois decobri que, aparentemente, as
novas versões do Lilo conseguem trabalhar com isso. Ou seja faz uso do
endereçamento LBA e nao tem as limitaçoes de endereçamento CHS.

Porém, no momento em que eu fiz a terceira partição (hda3) inicializável, o
win XP deixou de funcionar. Recebo a mensagem: "Tabela de partiçoes
inválida", logo na inicializaçao. Imaginei, a princípio, que se tratava de
algum problema com a BIOS. Porém a mensagem é em portugues (o XP é em
portugues, mas as msgs da BIOS sao todas em ingles), o que me faz pensar que
o problema é de fato o XP.

Em resumo, nem cheguei a iniciar a instalaçao do Linux, mas fiz apenas o
particionamento. Mas se fizer o hda3 inicializável nao consigo usar o XP.
Uma soluçao que imaginei foi reparticionar todo o disco, inclusive as
partiçoes NTFS, de modo a ter a primeira partiçao terminando abaixo do
cilindro 1023 e, em seguida, colocar uma partiçao inicializável do Linux
(tipo /boot ou mesmo o raiz) ainda nesta região baixa do HD. Mas isso será
um grande transtorno (pra falar a verdade, adoro resolver estes transtornos
mas ando meio sem tempo...).

Alguém tem sugestão para conseguir usar os dois SO nesta máquina?

Abraços.
Paulo.