Re: Linux vs xp

linuser <linuser <at> uol.com.br> writes:

> Estou com problemas problemas para manter simultaneamente o Linux e o win
> XP.
(snip)
>    Device  Boot   Start    End    Blocks   Id   System
> /dev/hda1    *        1   1275  10241496    7   HPFS/NTFS
> /dev/hda2          1276   2550  10241437+   7   HPFS/NTFS
> /dev/hda3          2551   2672    979965   83   Linux

Oi

 Eh recomendavel uma pequena particao para boot, 200Mb, dessa maneira voce tem
mais flexibilidade futura por exemplo, mudar o bootloader).

> 4) O disco, na BIOS, está ajustado para "auto". Mas também já tentei LBA.
(corta)
> De cara pensei: "a raiz (hda3) está num cilindro acima de 1024. Vou ter
> problemas para inicializar o Linux". Depois decobri que, aparentemente, as
> novas versões do Lilo conseguem trabalhar com isso. Ou seja faz uso do
> endereçamento LBA e nao tem as limitaçoes de endereçamento CHS.

 Sim, isso nao eh mais problema, voce esteve lendo alguma documentaco que devia
esta meio desatualizada. Nao se preocupe com a questao do LBA.

> Porém, no momento em que eu fiz a terceira partição (hda3) inicializável, o
> win XP deixou de funcionar. Recebo a mensagem: "Tabela de partiçoes
> inválida", logo na inicializaçao. Imaginei, a princípio, que se tratava de
> algum problema com a BIOS. Porém a mensagem é em portugues (o XP é em
> portugues, mas as msgs da BIOS sao todas em ingles), o que me faz pensar que
> o problema é de fato o XP.

 Faca um disco boot e recuperacao do GNU/Linux e restaure seu MBR com os
instrumentos do XP. Depois volte e faca o GNU/Linux bootar da particao de boot
(use cfdisk).

> Em resumo, nem cheguei a iniciar a instalaçao do Linux, mas fiz apenas o
> particionamento. Mas se fizer o hda3 inicializável nao consigo usar o XP.

 O instalador pergunta se voce quer inicializar a partir do MBR, que eh a apocao
padrao. Experimente a recomendacao padrao.

> Uma soluçao que imaginei foi (corta) cilindro 1023 e,

 Pare de viajar com esta questao de cilindro 1023. Relaxe :-)

> Paulo.

 [ ]s
 Henry