Re: Linux vs xp

On Tue, Feb 03, 2004 at 11:32:11PM -0200, linuser wrote:
> Pessoal:
>
> Estou com problemas problemas para manter simultaneamente o Linux e o win
> XP. Nao consegui resover o problema consultando um monte de paginas na
> internet, por isso recorro ao grupo.
>
> Vamos ao fatos:
>
> 1) O computador é novo (AMD XP 2400, HD 40 Gb)
> 2) Ja veio com duas partiçoes NTFS de 10 Mb, onde já está o XP.
> 3) Reparticionei o restante do disco para ter várias partiçoes Linux ( /,
> /usr, /home, /tmp, /var e swap). A listagem abaixo é resultado parcial do
> fdisk:

> [...]

Oi amigo.

Veja, nunca tive win xp, não sei se funciona igual. Tenho uma máquina com win98(para jogos
antigos, sim, eu uso drogas ocasionalmente, gosto ainda de olhar aquelas coisas coloridas),
debian, redhat, e slack.
HD 20GB, particionado assim:

1,5 GB Fat 32 => win (Primária, hda1)
6 GB reiserfs => / do debian (Primária, hda2)
3,2 GB reiserfs => /home do debian (Primária, hda3)
Partição extendida
2,4 GB ext3 => RedHat ( hda6, extendida)
2,4 GB reiserfs ou ext2, não lembro,  Slackware ( hda7, extendida)
2,4 GB reiserfs, /mnt/hda8 do debian (hda8, extendida)
350 MB, swap, swap de todos os linuxes, (hda5, eu acho, não lembro direito)

Os tamanhos das particoes são mais ou menos esses, não estou nela agora. O interessante é que
instalei o win primeiro, depois o debian, e coloquei o win no lilo.
Gravei o lilo no mbr, não fiz nenhuma partição inicializavel, tipo gravar o lilo em hda2 ou algo
assim. Na real sempre gravei o lilo no mbr.
Depois instalei o rh e o slack e não instalei o lilo neles. A cada nova instalacao eu dou boot
pelo debian e incluo a entrada no /etc/lilo.conf do debian.
 Monto todas as particoes interessadas no lilo e indico caminhos absolutos no lilo.conf:
  image=/mnt/hda7/boot/vmlinuz-2.bla.bla

Em resumo, o debian que gerencia todos os outros boots possíveis, com o lilo instalado no mbr, e
tudo funciona sem sustos. Mas, como disse no início, não sei se no win xp funcionaria.

Espero ter ajudado.

Leandro