Re: livro de C me ajudem

É. Vc está mesmo me convencendo a migrar para o Python. Li na lista deles que o wxWidgets também é pago?. Olha como bom baHiano te aconselho: relacha... descansa... depois vc me responde. Agora uma coisa meio off. e de iniciante: o quem mesmo a ser o GTK? e o QT?.

Adam Victor Nazareth Brandizzi wrote:

Arnoldo Junior wrote:

Gostei muito das dicas, me fala uma coisa: quais pacotes instalar para ter uma boa ide gráfica?. Vi pelo Synaptica que o Pyton tem muitos pacotes.

Fala, Arnaldo!

Opções para GUI é o que não falta em Python. Vamos examinar:

- Tkinter: a "padrão", que é a mais comum é a Tkinter (cujo pacote geralmente se chama python-tk). Praticamente toda máquina que roda Python roda Tkinter, que é portável para praticamente qualquer sistema operacional. Baseia-se na biblioteca Tk. Apesar de tudo, tem alguns probleminhas chatos: * é meio lenta - não é um Swing[1] de lerdeza, mas também não é uma xlib; * no Linux tende a ficar meio feia - eu pessoalmente não acho, mas quase todo mundo acha;
 * que eu saiba, não tem nenhuma RAD.
Apesar de tudo isto, é bom que você saiba usá-la, pois ela é padrão e na maioria absoluta dos casos é uma boa solução. Um bom tutorial se encontra aqui: http://infohost.nmt.edu/tcc/help/pubs/tkinter/.

- wxPython ("wicspython"): baseada no framework wxWidgets (antigo wxWindwos), vem ser tornando a mais usada pela comunidade brasileira. É portável, bonita e consistente (no Linux, usa a aparência do GNOME ou, se não estiver instalado, a aparência do X; no Windows, usa a aparência do Windows; no Mac, usa a aparência do Mac OS). Possui uma RAD própria no estilo VB chamada Boa Constructor (http://boa-constructor.sourceforge.net/) que ainda não é muito estável mas funciona. Também possui o editor de interfaces wxGlade (http://wxglade.sourceforge.net/). Todavia, é um pouco pesada e exige que o framework wxWidgets esteja instalado na máquina. Mesmo assim, é das mais usadas.

- pyGTK: baseado no famosíssimo framework da GNU, base do GNOME, pyGTK é das mais leves e portáveis opções. A aparência é praticamente a mesma em qualquer sistema que rode e é muito eficiente no Linux - especialmente no GNOME. Tem um conjunto de ferramentas de auxílio muito grande, e um ótimo editor de intefaces, o Glade. A parte chata é que não roda bem em Mac OS X e, no Windows é meio complicada de instalar. Se vai programar só para Linux em Python, é uma escolha muito boa.

- pyQt: Qt, o eterno rival de Gtk+ :) e base do KDE também foi portado para Python. É considerada uma das mais bonitas interfaces, e também é bastante portável, além de ter ótimas RADs para desenvolvimento, como o Qt Designer. Tirando uma certa lerdeza, o grande problema é que, embora em Linux ela seja livre, em Windows não é se a aplicação for comercial - e a licença dela é meio carinha... Se for programar para KDE, é provavelmente a melhor hipótese.

Estes são algumas das escolhas que você tem. Como estou com preguiça :) vou passar um link onde a discussão já foi feita: http://pythonbrasil.com.br/moin.cgi/Compara%c3%a7%c3%a3oDeGUIs?highlight=%28guis%29. Qualquer coisa, consulte sempre a página Python Brasil (http://www.pythonbrasil.com.br/) e a lista python-brasil@yahoogrupos.com.br.

Até!

[1] Não, seu pervertido, estou falando da biblioteca de Java >:D