livro de C me ajudem

Estou na dúvida sobre qual livro de C/C++ optar.
Tem o C: a Linguagem de Programação - Padrão ANSI de Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie da Campus o livro A Linguagem de Programação C++ 3º Ed. - Bjarne Stroustrup / AT&T e um mais simples Aprendendo a Programar em C++ de Alfredo Boente.
Pesquisei todos na LinuxMall, mas não sei por qual optar.
Em verdade uso (ou usava) o VB e queria fazer os mesmos programas (Controle de estoque, essas coisas) para a plataforma Linux. Vocês poderiam me ajudar na escolha do material para aprendizagem?. Valem outros livros, de preferência em português, mas não exclusivamente.
Obrigado a todos.