Re: problemas com o INIT

MiRamos wrote:
Marcos Vinicius Lazarini wrote:
On Tue, 14 Dec 2004, MiRamos wrote:

Olá a todos,

Tive um pequeno problema de electricidade em casa que levou a desligar(reboot) o pc inesperadamente.
Ao ligar o pc, tive que fazer fsck, um reboot, obtive esta mensagem:
INIT: cannot execute "/etc/init.d/rcS"
INIT: Entering runlevel: 2
INIT: cannot execute "/etc/init.d/rc"

Debian GNU/Linux 3.1 (none) tty1

(none) login: root
Login incorrect

[Ctrl+Alt+Del]

INIT: Switching to runlevel: 6
INIT: Sending processes the TERM signal
INIT: Sending the processes the KILL signal
INIT: cannot execute "/etc/init.d/rc"
Give root password for maintenance
(or type Control-D to continue):
Login incorrect

Alguma sugestão, algum procedimento a seguir

Agradeço atenção e ajuda,

Ola,

Parece que o problema foi feio, pois varios arquivos do sistema nao puderam ser lidos. Qual o sistema de arquivos que voce usa? ext2? reiserfs?

A minha sugestao eh pegar o disco de boot (ex: knoppix) ou o de instalacao e entrar no modo rescue (na tela de boot ha um resumo das instrucoes). Depois de descobrir qual o sistema de arquivos, rodar o fscheck correspondente. Eu lembro de cabeca que o reiser eh reiserfscheck (ou seria reiserfschk ?) e do ext2 eh fsck direto.

Mas, a julgar pelos erros, talvez seja o caso de recuperar aquele ultimo backup (que tenho certeza que voce fez, e recentemente :)

Boa sorte!
Marcos Lazarini
Olá,

Já consegui ultrapassar parte do problema.
No meu mail anterior não referi que não conseguia introduzir a password de root nem dava Control-D, quando tentava alguma coisa, dizia que não encontrava /bin/bash e /bin/sh.

Após um searsh na net, descobri que era falta da bash ou do link sh, de seguida:

-> Arranquei com um cd do Knoppix (seguindo o conselho do Marcos, eu uso ext3):

 > mount -rw /dev/hda2/ /mnt/hda2/
 > ls /mnt/hda2/bin/  - *e nada,  falta aqui muita coisa!!!!!*
 > cp /bin/bash /mnt/hda2/bin/
 > ln -s /mnt/hda2/bin/bash /mnt/hda2/bin/sh
 > reboot

OK, o primeiro problema está ultrapassado, mas agora o problema é outro, *não tenho nada no bin*, como consigo recuperar???

Não tenho cd de backup, eu sei que devia...

Estou a usar o Sarge, existe a opção de rescue no cd de instalação do sarge???? não me lembro???
Alguma sugestão a seguir???

nossa, realmente foi feio... :-|

bom, veja se voce ao menos tem os comandos dpkg e o apt-get que ficam no /usr/bin/ (eles dependem de outros arquivos, nao sei bem quais). O ideal seria vc reinstalar todos os pacotes (veja se consegue pegar uma lista dos pacotes instalados usando 'dpkg --get-selections > /tmp/pacotes.txt' ou mesmo olhando o conteudo do diretorio /var/lib/dpkg/info). Algo como 'apt-get -u install --reinstall <lista de pacotes>' teoricamente deve funcionar...

Em ultimo caso, os arquivos do meu /bin/* pertencem aos seguintes pacotes (o comando que eu dei foi 'dpkg -S /bin/* | cut -d ":" -f 1 | sort | uniq'):

bash
console-tools
cpio
debianutils
ed
fileutils
grep
gzip
hostname
login
mount
netkit-ping
net-tools
nis
procps
psmisc
sed
setserial
shellutils
sysvinit
tar
tcsh
textutils
util-linux

voce teria que reinstalar ao menos esses aqui (observe que esses pacotes eu peguei de um woody/stable - não é bem o seu caso)

Depois de tudo isso, não sei se vai ser possível ficar com o computador estável... Talvez fosse o caso de aproveitar e fazer uma reinstalação.

--
Marcos Lazarini