Re: Substituto do Access em Windows

Leandro Ferreira wrote:
| Também sei que há como usar o openoffice, mas não fica igual ao
| Access, pelo menos o que eu testei não fica.

A única coisa diferente é que o OpenOffice não tem templates para as
consultas, sendo que voce deve cria-las na mao para gerar relatorios.
Mas a vesão 2 dele vira com algo mais palatavel para quem gosta de
access, visto que o OOo é muito mais poderoso.

Como o access custa 2,2 mil, eu cobro 300 reais para fazer um cadastro
em access funcionar no OOo, que é livre e nao tem custo de licenca.

| Acho que o jeito mais realista hoje é usar php + algum SGBD, como
| sqlite/mysql/postgresql. Claro, vc não vai ter algo para desenhar os
| formulários.

Como na disse, esta e a unica coisa que o access tem. Mas ja existem
muitos projetos de geracao de relatorios, inclusive aqui, como o agata
report.

| Ou php-gtk no lugar de php.
|
| Mas para "simular" um Access até hoje só encontrei promessas. E antes
| que me joguem pedras, faz falta um programa que até idiotas (como eu)
| possam criar programas com banco de dados de modo fácil e simples. E
|  não estou falando de grandes sistemas. Eu não gosto do Access, mas
| ele é bem prático se vc quer coisas pequenas.

Idiota é quele que só pensa nele. Se voce fala dos que tem limitações de
inteligencia ou menos vontade de fazer a coisa que outros, o adjetivo é
outro :) Mas a culpa disso é das teorias da administração, que os
gerentes estudam naqueles cursos de fins de semana que as empresas
arrumam. Uma delas é de que numa seleção de pessoal voce deve sempre
procurar o inteligente trabalhador, e na falta deste voce deve recrutar
o burro preguiçoso. Nnca se deve recrutar o inteligente preguiçoso,
porque ele não vai produzir nada e irá passar o tempo todo conspirando,
e nem o burro trabalhador, que so vai fazer merda!

99% do uso do acces não é banco de dados, e sim cadastros com geracao de
relatorios. Numa oficina sobre isso aqui eu peguei um "sistema" da
vigilancia sanitaria feito em access e que estava travando a migracao. A
funcao do sistema era tao somente cadastrar as denuncias e gerar os
relatorios de o que cada fiscal multou e quantidades de denuncias por
tipo de problema e coisas do tipo. O que esse "sistema" feito em access
fazia, eu fiz usando uma planilha do OOo, mas poderia ser no proprio
excel ou gnumeric ou ate mesmo num formulario web gravandoi as entradas
num txt separado por virgula !

Mas isso pede um conhecimento no nivel de DBA, e 1/4 de DBA ja nao usa
access, e se usa faz sim um "sistema", com integracao de chaves e
relacionamentos.

| Veja que para criar uma simples agenda com php + mysql vc precisa de
| apache + mysql rodando, o que nem sempre é desejável num simples
| desktop.

Mas voce pode colocar o servico num servidor e TODOS da rede acessar, e
nao so voce :)

| O dia que tivermos um RAD simples para gerar programas com sqlite vai
| ser uma maravilha só. Muitas vezes apenas o sqlite já resolve o
| problema todo, o mysql fica grande e complexo demais (instalação,
| configuração, uso de recursos) para um usuário que quer criar o seu
| catálogo de CDs, por exemplo.

Para isso ja existem milhares de programas prontos. A propria instalacao
default do gnome ja tras um programa que usa mysql ou postgres para
catalogo de musicas, fotos etc...

Mas cá pra nois: o office custa 1,600 sem o access e 2,200 com o access.
Compensa pagar isso so para fazer cadastro?

[]'s
- --
~  .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org>
~ :  :' : Promoção e Defesa do Software Livre: http://www.minaslivre.org
~ `. `'   UIN 14398303
~    `-
~   	 "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado
~    	de nossa miséria"
~    				Brás Cubas