Re: Aumentando o HD

Em Seg 06 Dez 2004 23:21, Luiz Carcerelli escreveu:

> Olha, estou mexendo com um monte de conceitos que não conheco muito bem
> mas acho que estou conseguindo entender acho que nem tão cedo vou
> crescer o hd  então vou deixar o LVM para a próxima, assim tenho tempo
> de ler um pouco mais e entender o que significa.
> Quanto às partições separadas para /var /usr e /tmp houvi falar que é
> mais seguro, existe mais alguma vantagem? alguma dica para eu estimar o
> tamanho de cada uma?

A grande vantagem, a meu ver, é que você controla melhor a ocupação do disco,
e o fato de uma partição lotar não inviabiliza o uso do resto. Assim, por
exemplo, o apt-get coloca os pacotes baixados em /var, e isso pode ocupar
muito espaço. Caso sejam partições separadas, isso não vai impedir os
programas de rodar (o que acontece caso esteja tudo lotado).
Quanto ao tamanho de cada uma delas, num disco relativamente grande, eu diria
que /var e /tmp devem ter de 1 a 2 Gb cada (a partição /var precisa receber
os arquivos do apt, e é bom ter espaço, e a partição /tmp tem que poder, por
exemplo, preparar a imagem de um CD para gravar), a partição root 500Mb (e já
é muito), e o resto divide-se entre /usr e /home. Ah, e se você instalar
muita coisa por fora do método debian pode ser interessante uma
partição /usr/local.

[]s,

tiago.