Re: Aumentando o HD

Luiz Carcerelli wrote:

A minha sugestão é vc dar boot via knoppix ou similar (lembre-se de passar a opcao 'dma'!), particionar o HD novo de acordo (pode ser qquer tamanho de particao), copia as particoes (veja abaixo), de boot via install-cd e reinstale o grub/lilo.

Como faço isso? Dou o boot e vai entrar o instalador, é só selecionar a
opção no menu e pronto? Ou tem algum macete?
Mei intall disk é do Sarge e meu sistema é SID.

olha, vc nao falou qual deles vc usa... :-( eu nao sei se o new-installer vai deixar vc recuperar o boot-loader. Eu fazia assim no woody:
no boot, eu digito
rescbf24 root=/dev/hda1

ai ele usa soh kernel do CD, e o resto todo do HD. Ai depois do boot, é só rodar lilo, ou os comandos do shell do grub. Copiando da infopage (Installing GRUB natively):

----------------
   Once started, GRUB will show the command-line interface (*note
Command-line interface::). First, set the GRUB's "root device"(1)
(*note Installing GRUB natively-Footnote-1::) to the boot directory,
like this:

     grub> root (hd0,0)

   If you are not sure which partition actually holds these files, use
the command `find' (*note find::), like this:

     grub> find /boot/grub/stage1

   This will search for the file name `/boot/grub/stage1' and show the
devices which contain the file.
   Once you've set the root device correctly, run the command `setup'
(*note setup::):

     grub> setup (hd0)
---------------------------------

Pra copiar as coisas: nunca consegui usar o 'cp' direito pq as particoes tem links, /dev/* etc. Entao a solucao é usar ou o tar ou o rsync. Com o tar seria algo assim (por favor, teste bem antes de fazer o comando definitivo!)
cd /mnt/hdb1; (disco destino)
tar cpv /mnt/hda1/* | tar xpv

Uma dúvida no comando acima: /mnt/* vai trazer só a partição / ou
a /home também?

Bom, não dá pra eu adivinhar como seu sistema está agora... isso é artesanal - vc vai ter q ver cada particao que está usando (no /etc/fstab atual), se quer copiar ou nao, pra onde, qual o tamanho orginal e o novo tamanho, etc.
Se vc mudar a ordem, vai ter q corrigir no novo /etc/fstab, e por ai vai...

no meu caso, olha a saida do comando mount:
/dev/hda2 on / type reiserfs (rw)
/dev/hda1 on /boot type ext3 (rw)

se eu desse boot com o knoppix, o /dev/hda1 ficaria em /mnt/hda1 e assim por diante.

BTW esse é o momento perfeito pra trocar de sistema de arquivos se for o caso...

--
Marcos