Re: Aumentando o HD

Em Dom, 2004-12-05 às 10:07 -0200, Marcos Vinicius Lazarini escreveu:

> [...]
> A razão é que a geometria do disco pode ser diferente; veja ela com um
> fdisk -l
> Ela sendo diferente, provavelmente vc nao vai conseguir criar uma partição
> com o numero exato de bytes da antiga, e ai a partição pode terminar no meio
> do cilindro, ai muitos progs reclamam, etc etc etc.
>
> A minha sugestão é vc dar boot via knoppix ou similar (lembre-se de passar a
> opcao 'dma'!), particionar o HD novo de acordo (pode ser qquer tamanho de
> particao), copia as particoes (veja abaixo), de boot via install-cd e
Como faço isso? Dou o boot e vai entrar o instalador, é só selecionar a
opção no menu e pronto? Ou tem algum macete?
Mei intall disk é do Sarge e meu sistema é SID.

> Pra copiar as coisas: nunca consegui usar o 'cp' direito pq as particoes tem
> links, /dev/* etc. Entao a solucao é usar ou o tar ou o rsync.
> Com o tar seria algo assim (por favor, teste bem antes de fazer o comando
> definitivo!)
> cd /mnt/hdb1; (disco destino)
> tar cpv /mnt/hda1/* | tar xpv
Uma dúvida no comando acima: /mnt/* vai trazer só a partição / ou
a /home também?

> Com o rsync eu nao lembro agora, mas é igualmente fácil.
>
> Sobre as suas duvidas, vc está no caminho certo: pode aumentar o / e pra
> criar particoes novas particione, use o mkfs.* preferido e depois é soh
> acrescentar no /etc/fstab.
>
> Boa Sorte!
> Marcos Lazarini
Obrigado pela força,
Luiz

  .''`.   Luiz Claudio Carcerelli
 : :'  :      Biólogo
 `. `'`       luizcarcerelli@yahoo.com.br
    `
  O software so será completamente livre quando forem livres os povos.