procmail + cliente texto + cliente gráfico

Estou usando um .procmailrc afinado, com spamassassin e tudo, feliz da
vida. Só que às vezes acesso minha máquina remotamente via ssh (como
agora) e uso o pine para ler os emails. Eu tentei alguns clientes gráficos
como o Thunderbird e o Evolution. Eu tenho o mesmo problema que o China
(acho que foi ele): estes clientes não atualizam o número de mensagens e
não entendi como funciona o Thrash >:( - as mensagens voltam aos folders
se não compactá-los.

a) alguém usa um esquema parecido (texto+gráfico) e mbox ?
b) ná página do  Sylpheed-Claws fala em suporte a mbox. Alguém já usou ?

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386